ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

Olhos azuis são marcadores tribais ou servem para seduzir?

Mário Sérgio Lorenzetto | 29/11/2021 07:05
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

À medida que a pele clara evoluía nos humanos, as pessoas também desenvolveram olhos e cabelos mais claros. Isso ocorreu bem recentemente. Olhos e cabelos de coloração mais clara surgiram em algum momento nas imediações do Mar Báltico. Essa é a região que vai da Suécia à Rússia, e da Alemanha à Polônia. Essa novidade deve ter ocorrido há aproximadamente 6 mil anos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Serve para que?

Olhos e cabelos claros são uma interrogação evolutiva. Não afeta nosso metabolismo e nada tem a ver com a fisiologia. Até onde se sabe, não há nenhum benefício pratico. As hipóteses dos estudiosos são meio fraquinhas, "mas dão para o gasto". Essas características teriam sido selecionadas como marcadores tribais. A outra, está mais em linha com a evolução: as pessoas mais atraentes seriam aqueles de olhos e cabelos claros. Há muitos animais que fizeram suas evoluções agindo dessa maneira, apenas seduzindo seu par com cores diferenciadas. Basta lembrar do pavão.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Você não tem mais azul ou verde nos olhos.

Se os seus olhos são azuis ou verdes, não é por você ter maior quantidade dessas cores em tua Iris do que as outras pessoas, mas simplesmente menos das demais cores. É a ausência de outros pigmentos que deixa os olhos azuis ou verdes.

Nos siga no Google Notícias