Os acidentes cardiovasculares não chegam de surpresa
Para a imensa maioria das pessoas, os acidentes cardiovasculares são como um bandido que se esconde na esquina e arma uma emboscada surpreendente. Essa é uma ideia incorreta. Não existe surpresa alguma. Mais de 99% das pessoas que sofreram um ataque cardíaco, um derrame cerebral ou uma insuficiência cardíaca já tinham algum fator de risco.
Os quatro cavaleiros do apocalipse atacam o coração.
Um longo e amplo estudo ratifica o que os médicos já conheciam sobejamente: existem quatro cavaleiros do apocalipse atacando nossos corações: colesterol, hipertensão, diabetes e tabagismo. Ao contrário do que pensamos, a loteria genética desempenha pequeníssimo papel no favorecimento dos acidentes cardiovasculares.
EUA e Coreia do Sul.
O longo e amplo estudo foi desenvolvido por um grupamento de norte-americanos e sul-coreanos com mais de 7.000 pessoas entre 45 e 84 anos de idade. Diz que quase 100% das pessoas que tiveram acidentes cardiovasculares tinham pelo menos um dos fatores de risco. Em 93% dos casos, apresentavam dois ou mais fatores de risco. Quer dizer: os acidentes cardiovasculares não chegam de surpresa. Avisam. Gritam avisando que estão chegando. Nós é que somos surdos ou fingimos não ouvi-los. Existe algum maluco, um negacionista, que diga que não devemos visitar o médico cardiologista pelo menos uma vez ao ano?
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.