ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Os casais engordam 8 kg no primeiro ano de relação

Mário Sérgio Lorenzetto | 08/11/2018 10:15
Os casais engordam 8 kg no primeiro ano de relação

Casar engorda. E não, não se trata apenas de uma crença popular. Os resultados de uma ampla pesquisa, realizada pela empresa OnePoll, com mais de 2.000 casais confirmaram essa tese. Segundo a resposta dos participantes, três de cada quanto casais haviam ganhado uma média de 16 quilos desde o início do relacionamento e quase a metade desse peso tinha sido adquirido no primeiro ano da relação.

Os casais engordam 8 kg no primeiro ano de relação

Comer fora e pedir comida a domicílio, os maiores culpados.

Os homens foram os que mais mudanças observaram em seus corpos: sete de cada dez disseram que haviam engordado durante esse primeiro ano. Nada menos de 45% das mulheres também haviam engordado. Mas a pesquisa também pedia as causas do descuido.

A maior parte das pessoas culparam os encontros em que havia comida. Mais de 41% culpava os almoços e jantares em restaurantes. Outros 30% culparam aqueles momentos românticos em casa que pediam comida em casa e complementavam com cerveja ou vinho. Mas essas pessoas assinalaram o caminho correto? É certo que a forma de nos alimentarmos muda quando deixamos de ser solteiros e começamos uma relação. Passamos de um status de independência a nos adaptarmos à forma de comer da outra pessoa.

Os casais engordam 8 kg no primeiro ano de relação

Quanto mais cômodos estamos, mais tendemos a descuidar-nos.

Além das mudanças de hábito, 64% dos entrevistados assegurou que a comodidade da relação tira a necessidade de cuidar-se e de ter boa aparência. Relaxamos. E isto pode implicar que ganhemos peso. Mas esse nível de conforto também pode estar relacionado com a idade. Até os 24 anos a comodidade e a segurança no casamento chega em torno de 10 meses. Acima dos 45 anos essa comodidade acompanhada da segurança só chega depois de um ano e meio de relacionamento.

Os cientistas que analisaram a pesquisa são unânimes em afirmar que essas mudanças estão ligadas ao cérebro, às mudanças psíquicas e não às biológicas. Relaxamos e ponto final. Isso ocorre porque ao comer são liberados hormônios que nos fazem sentir melhor, como a serotonina, que está relacionada com nosso estado de ânimo. Assim, relacionamos certos alimentos com situações cotidianas, como, por exemplo, a celebração de um êxito ou ter um mal dia. Bom ou ruim para um, equivale a mais comida para o casal.

Os casais engordam 8 kg no primeiro ano de relação

Também é possível emagrecer em casal.

Ainda que ganhemos peso com uma relação, a pesquisa traz uma boa notícia: esses quilos não nos acompanham para sempre. Grande parte das pessoas entrevistadas revelou que depois de alguns anos, começaram a perder peso juntos. Mais de 60% conseguiu graças a uma dieta saudável e compartilhada. Algo como 52% praticava algum esporte em casal. Novamente os cientistas foram unânimes: a chave do emagrecimento é comer bem e praticar esporte juntos. Sozinho é muito mais difícil. Os casais se influem mutuamente, tanto de maneira negativa como positiva.

Nos siga no Google Notícias