A notícia da terra a um clique de você.
 
22/12/2018 08:46

Os pássaros aprendem suas canções durante o sono

Mário Sérgio Lorenzetto
Os pássaros aprendem suas canções durante o sono

A última experiência com o sono dos animais vem da naturalista alemã Sy Montgomeri. Abrindo passagem através dos mistérios que envolvem as águas mais profundas do inconsciente, Sy Montgomeri apresenta uma enguia elétrica dormindo. Pelo seu relato, podemos ver uma dessas enguias submersa em um tanque de água doce, dando luz a uma bombinha que pisca em um painel. Desta maneira, a alemã nos mostra o animal emitindo impulsos elétricos na hora de detectar possíveis presas. Uma manhã, Sy observou que a enguia apesar de permanecer imutável, o painel se iluminava. Ela diz que foi assombroso. A enguia dormia, e nesses momentos, o que assinalava o painel, era que a enguia estava sonhando.

Os pássaros aprendem suas canções durante o sono

A genial intuição de Aristóteles.

Aristóteles escreveu que os peixes dormem. Dizia que isso era comprovável pois eles se agitam quando algo ou alguém atrapalha seu repouso: "Se lançam como arrancados de um sonho", deixou escrito em sua "História dos animais".
Aristóteles estava certo, os animais sonham, tal como ficaria demonstrado na experiência realizada no MIT, quando o cientista Matthew Wilson, descobriu que os ratos ao percorrerem um labirinto e serem premiado com um doce, reproduziam em seus sonhos os mesmos padrões de atividade cerebral que se estivessem percorrendo o labirinto de novo. Dessa maneira, tal como os humanos, os ratos armazenam no hipocampo os eventos ocorridos durante o tempo em que estavam despertos. O processo do sonho que os ratos experimentam são tão precisos e detalhados que os cientistas puderam detalhar em que parte do labirinto os ratos estavam sonhando.

Os pássaros aprendem suas canções durante o sono

As aves sonham com guitarras elétricas?

Outro experimento viria a demonstrar que os pássaros também sonham. A Universidade de Chicago descobriu que as aves não nascem sabendo as melodias das canções que emitem, e sim que as aprendem durante o sono. Ensaiam as melodias enquanto dormem por ser o momento em que seus neurônios são ativados para praticar seus cânticos.
A intuição de Aristóteles estava correta: "Parece que não só os homens sonham, e sim também os cavalos, os cachorros e os bois..."



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.