ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Em Pauta

Os segredos do amor duradouro

Mário Sérgio Lorenzetto | 12/06/2019 06:35
Os segredos do amor duradouro

"Não acredito! Vocês eram o casal perfeito". Eduardo vem escutando essa frase desde que rompeu com Maria. Se conheceram no primeiro ano da faculdade e, depois de muitos anos vivendo juntos, contraíram matrimônio. Para amigos e parentes foi o casamento do ano. Depois de duas festas inesquecíveis - uma para cada grupo familiar - decidiram que viveriam juntos para sempre. Vieram os filhos. Os dois eram profissionais exitosos, fortes, bonitos, esportistas, seres edificantes, exemplares. Mas um dia a relação foi rompida. Foi uma bomba entre amigos e familiares, cegos pelo brilho de um casal ideal que não era tanto. O fato é que Eduardo e Maria não eram compatíveis. Não funcionavam juntos. Nunca foram capazes de resolver seus maiores e mais angustiantes problemas. Apenas os deixavam estacionados para retomá-los em outro momento. Um momento que nunca chegava. O que chegou foi o dia em que uma bola imensa de conflitos sem resolver se tornou demasiadamente grande, excessivamente pesada... e caiu em cima do casal, esmagando a relação.

Os segredos do amor duradouro
Os segredos do amor duradouro

A meia laranja é um invento do marketing.

O entorno do casal não conseguia explicar o acontecimento. Mas Maria sabia o que tinha acontecido. A união se quebrou quando passou a época da eterna lua de mel. Começaram a sentir os sintomas da "Síndrome do estresse pós-romântico", um termo que define o final de uma fase em que tudo é perfeito.
Perguntar a um bom psicólogo se existe o casal perfeito é como provocar o diabo. Todos afirmam categoricamente que "a meia laranja" é uma ideia do marketing. Somos seres imperfeitos. Em contínuo desenvolvimento e crescimento. E ninguém pode satisfazer em 100% todas tuas necessidades. Uma relação vai crescendo, evoluindo e mudando ao longo da vida. Mas há pessoas incapazes de enxergar a realidade e se tornam obcecadas por um ideal de amor que não existe. Adotam uma ideia romântica de amor inalcançável. E geram muita frustração. Além do mais, o "ideal" é diferente para cada pessoa.

Os segredos do amor duradouro
Os segredos do amor duradouro

Mudança de casal: do perfeito para o consciente.

A maioria das pessoas pensa que basta o amor. Mas isso não é certo, o amor não é suficiente para a convivência. Faz falta habilidades de convivência, que tem de ver com a comunicação, com a capacidade de resolução de problemas e de habilidades de negociação. Esse conjunto de predicados é o que gera o bem estar do casal, algo um tanto distante daquilo que muitos entendem como o casal amoroso ideal. E isso não é uma opinião. Trata-se de pesquisa científica ampla e bem elaborada.
Precisamente esse conjungo de predicados foi o apontado em uma pesquisa onde os cientistas entrevistaram mais de 4.000 casais no Reino Unido, e que seguiram a fundo durante muito tempo para determinar o que fazia com que sua relação funcionasse. Segundo os autores, os casais que obtiveram sucesso foram aqueles que mantinham uma boa capacidade de comunicação e de resolução de conflitos. Dizem eles que "o casal perfeito deve ser trocado pelo casal consciente ou compatível".

Nos siga no Google Notícias