Os seios de uma mulher são mais velhos que seu próprio cérebro
A tua “idade biológica” pode ser diferente daquela assinalada no número de velas em teu bolo de aniversário. Em termos mais mórbidos, a “idade biológica” pode descrever o quanto você pode estar próximo da morte. A ciência sabe muito bem que duas pessoas podem ter a mesma “idade cronológica” e, ainda assim, ter corpos em condições físicas muito diferentes. Algumas pessoas com mais de 70 anos se mantém ocupadas fazendo exercícios pesados, enquanto outras caminham até a loja da esquina com muito esforço.
Idade cronológica é pura invencionice humana.
Há muita diferença entre idade biológica e idade cronológica. A cronológica é tão somente uma invencionice humana, não tem respaldo cientifico. A idade biológica é a que realmente vale , é a idade real, verdadeira. Mas há algo ainda mais interessante: alguns tipos de células de teu corpo tem vida longa, outras tem vida curta.
As exceções preocupantes.
Todas as tuas células tem aproximadamente a mesma idade biológica . A ciência já consegue medir a idade real - a biológica - das tuas células cerebrais, das células do teu fígado, da tua pele…. e chega à conclusão que todas elas tem a mesma idade. Entretanto, há algumas exceções. Elas nos revelam algumas coisas fascinantes e preocupantes sobre o envelhecimento. Uma das mais importantes exceções são as células mamárias femininas que são biologicamente mais velhas que qualquer outra célula de teu corpo. Isso é instigante, pois o câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres, custando milhões de vida a cada ano.
Interrogações mamárias.
Estudei um pouco e não consegui entender o que leva homens a buscar peitos grandes, semelhantes aos femininos. Será que as células dos peitos masculinos também envelhecem como as das mulheres? Mas a ciência tem outra preocupação: por que as células mamárias femininas envelhecem mais rapidamente? Na verdade, não sabemos.
A ótima exceção.
Se as células mamárias femininas envelhecem rapidamente, no outro extremo há também um grupo de células de nosso corpo que envelhecem bem devagar. A parte do cérebro chamada cerebelo tem a idade biológica mais baixa em um corpo humano. Esse envelhecimento lento leva a raramente o cerebelo ter alguma doença. Você conhece alguém ou ouviu falar de que alguém esteja doente do cerebelo? Mas essa também é uma interrogação. Não sabemos explicar.
Depois da menopausa… lascou.
As mulheres tendem a viver mais do que os homens. Isso começa a ficar evidente aos dois anos de idade cronológica. A vantagem feminina é sobretudo evidente antes da menopausa. Até então, as mulheres parecem estar protegidas contra doenças relacionadas com a idade. Somente após a menopausa que o perfil de risco começa a convergir lentamente na direção do masculino. É interessante também notar que as mulheres que passam pela menopausa mais tarde do que a média também tendem a viver mais.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.







