ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Para além do tabaco, como manter os pulmões sadios

Mário Sérgio Lorenzetto | 21/12/2020 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os pulmões, até a pandemia, eram os grandes esquecidos de nosso organismo. É um maiúsculo erro de cálculo. É um contrassenso se pensarmos que podemos viver várias semanas sem comer ou vários dias sem beber, mas a sobrevivência se limita a poucos minutos se deixamos de respirar. Respiramos despertos e adormecidos, mais de 15.000 vezes ao dia, raras vezes conscientemente. Tua saúde agradecerá pequenos cuidados com os pulmões.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Só 10% da população mundial tem pulmões em condições ótimas.

Os pulmões só alcançam seu pleno desenvolvimento por volta dos 30 anos de idade. É bem tardio. É também por isso que são frequentes as infecções e alergias. Poluição e déficits nutricionais pioram o funcionamento dos pulmões. Somando os três fatores - amadurecimento tardio, poluição e nutrição ruim - o resultado dessa conta é péssimo. Só 10% da população mundial tem pulmões em ótimas condições.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Proteger da poluição.

Há algo a ser feito para proteger nossos pulmões de qualquer tipo de poluição? Seja industrial, nas ruas ou originária de queimadas, as proteções recomendadas pelos estudiosos é usar máscara em locais poluídos, fechar as janelas dos automóveis, optar por rotas com pouco tráfego.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O que entra pela boca.

Respiramos entre 10 a 12 vezes por minuto, inalando mais ou menos meio litro de ar. Ou seja, metemos no corpo 5 litros de ar a cada minuto. É tem mais, a cada dia entram pela boca e pelo nariz 20 milhões de partículas estranhas, entre pó, contaminantes industriais, pólen, esporos de fungos ou qualquer outra coisa que flutue no ar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Basta suspirar.

Com a pandemia, surgiram nas redes sociais uma série de exercícios para "preparar" os pulmões. Os pulmões não precisam de treinamento. Os suspiros, que são respirações muito profundas, que fazemos constantemente, sem nem mesmo perceber, bastam para abrir os alvéolos. Tais exercícios só são importantes no pós hospitalização. Os únicos exercícios indicados são: caminhar entre 30 a 60 minutos e nadar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A vacinação antigripais e anti-pneumocócica.

Ainda há um elevado percentual de pessoas que se nega a receber a vacina anual antigripal. Ela é essencial para manter os pulmões sadios. É uma vacina gratuita. Mas também é fundamental a injeção da vacina anti-pneumocócica. Infelizmente, paga e razoavelmente cara. Custa entre R$300 e R$400, segundo o tipo de vacina.

Nos siga no Google Notícias