ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Pessoas com odor igual tem mais chance de forjar amizade

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 01/07/2022 07:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O odor é uma necessidade social para os animais. Ajuda a determinar quem é amigo ou inimigo, a detectar a receptividade para o sexo e permite as mães localizarem seus filhos. Mas, entre humanos, o olfato é o menos valorizado dos sentidos. Todavia, exerce funções, algumas vitais, ainda que inconscientemente. O odor das lágrimas, por exemplo, está diretamente relacionado com os níveis de testosterona nos homens. Agora, cientistas israelenses observaram que os amigos compartilham aroma.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O odor da alegria e da tristeza.

Se você fosse obrigado a prescindir de um dos sentidos, provavelmente escolheria o olfato. Inicialmente, ele exerce uma função inconsciente de vínculo entre recém nascidos e suas mães e, depois, fica preso no mundo dos aromas conscientes - comida, perfume, lixo....Todavia, recentes estudos demonstraram que a alegria e a tristeza cheiram diferente. E mais, humanos podem provocar emoções variadas só pelo cheiro. Foi com esse embasamento que os pesquisadores do Instituto Weiseman de Israel descobriram que há relação entre odor e amizade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Amigos e namorados cheiram parecido.

A pesquisa, publicada na revista Science Advances, se apoia em uma série de experimentos com duplas de amigos ou casais de namorados. Usaram um nariz eletrônico, equipado com sensores capazes de detectar e classificar a composição química dos cheiros das duplas. Observaram que os amigos e os namorados tinham perfis muito mais similares do que as duplas que não eram amigos nem namorados.

Nos siga no Google Notícias