ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Pessoas com odor igual tem mais chance de forjar amizade

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/07/2022 07:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O odor é uma necessidade social para os animais. Ajuda a determinar quem é amigo ou inimigo, a detectar a receptividade para o sexo e permite as mães localizarem seus filhos. Mas, entre humanos, o olfato é o menos valorizado dos sentidos. Todavia, exerce funções, algumas vitais, ainda que inconscientemente. O odor das lágrimas, por exemplo, está diretamente relacionado com os níveis de testosterona nos homens. Agora, cientistas israelenses observaram que os amigos compartilham aroma.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O odor da alegria e da tristeza.

Se você fosse obrigado a prescindir de um dos sentidos, provavelmente escolheria o olfato. Inicialmente, ele exerce uma função inconsciente de vínculo entre recém nascidos e suas mães e, depois, fica preso no mundo dos aromas conscientes - comida, perfume, lixo....Todavia, recentes estudos demonstraram que a alegria e a tristeza cheiram diferente. E mais, humanos podem provocar emoções variadas só pelo cheiro. Foi com esse embasamento que os pesquisadores do Instituto Weiseman de Israel descobriram que há relação entre odor e amizade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Amigos e namorados cheiram parecido.

A pesquisa, publicada na revista Science Advances, se apoia em uma série de experimentos com duplas de amigos ou casais de namorados. Usaram um nariz eletrônico, equipado com sensores capazes de detectar e classificar a composição química dos cheiros das duplas. Observaram que os amigos e os namorados tinham perfis muito mais similares do que as duplas que não eram amigos nem namorados.

Nos siga no Google Notícias