A notícia da terra a um clique de você.
 
03/12/2018 06:35

Por que as mulheres maltratadas não denunciam

Mário Sérgio Lorenzetto
Por que as mulheres maltratadas não denunciam

Os números chocam. Três de quatro assassinadas por seus maridos ou namorados não recorreram à justiça. O medo do agressor ou não ser acreditada e o efeito sobre os filhos freiam as vítimas.
Desde que foi aprovada a Lei Maria da Penha, o número de condenações cresce, mas os estudiosos dessa pauta estão se ressentindo do número de denúncia, esperavam muito mais mulheres. Acreditam que quase a metade das mulheres agredidas não denunciam por considerar que seu caso não é suficientemente grave. As vítimas são freadas pelo medo, a vergonha, a dependência emocional e econômica ou o temor de que seus filhos sofram, garantem os especialistas.

Por que as mulheres maltratadas não denunciam

O calvário das maltratadas que denunciam.

Algumas reclamações afirmam que as vítimas creem muitas vezes que a denúncia é suficiente, "mas aí começa o calvário",
afirma uma mulher recentemente espancada que só nos prestou o depoimento com o compromisso do anonimato. "Alguns pedem que elas façam as provas do delito, o que não aconteceria se fosse um roubo". E continua: "Está consolidada a ideia de que as mulheres sofrem violência física, mas não levam em conta a violência psicológica e nem a sexual". Ela também afirma que os filhos passaram a ter problemas de comportamento, se tornaram agressivos. "Mas ninguém enxerga esse grave problema".

Por que as mulheres maltratadas não denunciam

"A família me culpa".

As raras estatísticas mostram que para uma de cada cinco vítimas a família se torna o segundo verdugo. Depois da ira do marido, os familiares não suportam o divórcio é muito menos qualquer pena mais pesada para o marido, e passam a maltratar a mulher. Dizem que a culpada é ela ainda que nada tenha feito para levar essa acusação. Basta a ira familiar, as mudanças de hábitos, costumes e meios econômicos.
Outras mulheres afirmam que ficaram paralisadas por anos de medo do marido. E quem os leva à justiça são os parentes ou vizinhos.



imagem transparente

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.