ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?

Mário Sérgio Lorenzetto | 05/11/2019 06:16
Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?

Após décadas de crescente criminalidade, as taxas de homicídios estão reduzindo enormemente. Há novos estudos que apontam para algo inédito: a idade. Um declínio global da violência sugere que as políticas de justiça criminal de cada país podem ter menos impacto no declínio do homicídio do que eventos ou tendências mundiais. É isso que afirma um novíssimo estudo da Universidade do Sul da Flórida. Afirmam categoricamente que a causa principal da redução de homicídios é devida ao envelhecimento das populações. Os homicídios diminuíram em 20% no mundo.

Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?

Causas antigas, erros antigos.

Os formuladores de políticas - cientistas e agentes da lei - propuseram várias explicações para as elevadas taxas de homicídios do passado. Afirmavam que só com encarceramento poderíamos combater os homicídios, combatendo o mercado da droga, aumento no número de policiais, melhorias na economia, eficácia dos tribunais, inovações no policiamento... todos conhecemos essas antigas teorias. Ano após ano escutamos a mesma ladainha, muitos países melhoravam esses indicadores de combate... e a criminalidade só crescia.

Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?

Idade e declínio de homicídios.

Entre 1950 e 2019, a idade média mundial aumentou de 24 para 31 anos. Essa população colocará novos desafios e possivelmente reduzirá o crescimento econômico mundial. Por outro lado, poderia uma população envelhecida ser a força motriz por trás da redução da criminalidade? As novas pesquisas estão mostrando que a participação no crime atinge o pico durante a adolescência e o início da idade adulta. E depois diminui. Os pesquisadores da Flórida afirmam que os países mais violentos são aqueles que têm populações mais jovens. E mais, afirmam que as sociedades mais velhas tendem a ser mais organizadas e pacíficas.

Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?
Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?

Como foi feito o estudo?

Analisaram os dados de homicídios da Organização Mundial da Saúde, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, bem como os dados das Nações Unidas sobre a composição etária dos países. Analisaram o percentual de homens, desigualdade econômica, desenvolvimento econômico e quão urbano ou rural é um país. Descobriram que o percentual da população de um país que é jovem - entre 15 e 29 anos - têm sido um fator decisivo para as taxas de homicídios. Um mero aumento de 1% na população de jovens corresponde a um aumento de 4,6% na taxa de homicídios, é o que afirmam os cientistas da Flórida. Mostram que apesar do Japão, por exemplo, ter uma política pouco contundente de combate à criminalidade, devido ao envelhecimento da população, as tendências declinantes dos homicídios é bem maior que nos EUA. Japonês é muito suave com os homicidas e norte americanos agem de maneira drástica, no entanto, o declínio da criminalidade no Japão é muito maior que nos EUA. Afirmam que essa tendência é a mesma na Itália, Áustria e Canadá. Todos tratam criminosos com bastante benevolência, mas é onde as taxas de homicídios mais caem. São países com populações envelhecidas.

Nos siga no Google Notícias