ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 05/11/2019 06:16
Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?

Após décadas de crescente criminalidade, as taxas de homicídios estão reduzindo enormemente. Há novos estudos que apontam para algo inédito: a idade. Um declínio global da violência sugere que as políticas de justiça criminal de cada país podem ter menos impacto no declínio do homicídio do que eventos ou tendências mundiais. É isso que afirma um novíssimo estudo da Universidade do Sul da Flórida. Afirmam categoricamente que a causa principal da redução de homicídios é devida ao envelhecimento das populações. Os homicídios diminuíram em 20% no mundo.

Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?

Causas antigas, erros antigos.

Os formuladores de políticas - cientistas e agentes da lei - propuseram várias explicações para as elevadas taxas de homicídios do passado. Afirmavam que só com encarceramento poderíamos combater os homicídios, combatendo o mercado da droga, aumento no número de policiais, melhorias na economia, eficácia dos tribunais, inovações no policiamento... todos conhecemos essas antigas teorias. Ano após ano escutamos a mesma ladainha, muitos países melhoravam esses indicadores de combate... e a criminalidade só crescia.

Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?

Idade e declínio de homicídios.

Entre 1950 e 2019, a idade média mundial aumentou de 24 para 31 anos. Essa população colocará novos desafios e possivelmente reduzirá o crescimento econômico mundial. Por outro lado, poderia uma população envelhecida ser a força motriz por trás da redução da criminalidade? As novas pesquisas estão mostrando que a participação no crime atinge o pico durante a adolescência e o início da idade adulta. E depois diminui. Os pesquisadores da Flórida afirmam que os países mais violentos são aqueles que têm populações mais jovens. E mais, afirmam que as sociedades mais velhas tendem a ser mais organizadas e pacíficas.

Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?
Por quê os homicídios estão diminuindo no mundo?

Como foi feito o estudo?

Analisaram os dados de homicídios da Organização Mundial da Saúde, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, bem como os dados das Nações Unidas sobre a composição etária dos países. Analisaram o percentual de homens, desigualdade econômica, desenvolvimento econômico e quão urbano ou rural é um país. Descobriram que o percentual da população de um país que é jovem - entre 15 e 29 anos - têm sido um fator decisivo para as taxas de homicídios. Um mero aumento de 1% na população de jovens corresponde a um aumento de 4,6% na taxa de homicídios, é o que afirmam os cientistas da Flórida. Mostram que apesar do Japão, por exemplo, ter uma política pouco contundente de combate à criminalidade, devido ao envelhecimento da população, as tendências declinantes dos homicídios é bem maior que nos EUA. Japonês é muito suave com os homicidas e norte americanos agem de maneira drástica, no entanto, o declínio da criminalidade no Japão é muito maior que nos EUA. Afirmam que essa tendência é a mesma na Itália, Áustria e Canadá. Todos tratam criminosos com bastante benevolência, mas é onde as taxas de homicídios mais caem. São países com populações envelhecidas.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário