ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Por que os testes de anticorpos não te ajudam muito

Mário Sérgio Lorenzetto | 24/08/2020 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Fazer um teste de anticorpos para você ver se teve covid-19 semanas atrás é inútil. Essa é a diretriz publicada na semana passada pela "Infectious Diseases Society of America", uma das mais importantes sociedades médicas dos Estados Unidos. Eles afirmam que muitos testes são imprecisos, alguns procuram os anticorpos errados e até mesmo os anticorpos certos desaparecem antes do teste. Essa diretriz é importante pois como os testes atuais não podem determinar se alguém está imune, eles não podem interromper o distanciamento físico e o uso da máscara.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Só serve para pesquisas populacionais e não para individuais.

A sociedade afirma que mesmo o melhor teste - PCR - só serve para pesquisas populacionais, não para diagnosticar doenças em indivíduos. Os testes não podem responder à pergunta se alguém está imune. A questão da imunidade pode não ser decorrente de anticorpos, mas é quase certo que esteja vinculada à excelente ação das células B e T no combate ao vírus. Assim, pouco importa se teu organismo tem ou não anticorpos. Essas eficazes células não são detectadas pelos testes de anticorpos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"Vendedores de óleo de cobra".

Há pesquisadores que vão além. Michael T. Osterholm, afamado diretor do "Centro de Pesquisas e Política de Doenças Infecciosas", chamou as clínicas que vendem diagnósticos de anticorpos de "vendedores de óleo de cobra" (charlatães). Eles são úteis para pesquisas em grandes populações, para ver apenas aproximadamente quantas pessoas já tiveram a doença.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sintomas e Raio-X.

Quando uma pessoa apresenta todos os sintomas da covid-19, incluindo as evidências de Raio-X, semelhantes a de uma pneumonia, mas ainda dá negativo em teste de PCR, esse teste deve ser descartado e a pessoa deve começar a obter cuidados médicos. Outro problema para os testes é a evidência de que os vírus migram das narinas e garganta para os pulmões, invalidando os testes que só verificam a existência dos vírus nas narinas. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo norte americano também criticou os testes, além do Congresso, afirmando: "Foi uma confusão [no início da pandemia]. Nós ingenuamente pensamos que isso seria simples. Não há muitos resultados de alta qualidade nesses testes".

Nos siga no Google Notícias