ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Primeiro caso de transmissão sexual da dengue

Mário Sérgio Lorenzetto | 08/11/2019 06:31
Primeiro caso de transmissão sexual da dengue

Até hoje quem tinha dengue podia ter relações sexuais livremente. Todos devem passar a ter a noção de que é possível ser contagiado pelo sêmen ou pelos fluidos vaginais durante a relação sexual. Um dos maiores hospitais de Madri, denominado Ramón e Cajal, acaba de diagnosticar a presença de dengue em um jovem que contraiu a enfermidade ao manter relação - sem proteção - com outro homem. Essa outra pessoa, havia adquirido dengue em Cuba. Só havia, até o momento, a narrativa, muito nebulosa, de outro caso similar na Coreia do Sul.

Primeiro caso de transmissão sexual da dengue

Laboratório confirmou as suspeitas médicas.

"O paciente chegou com febre alta, eritema cutâneo e dores intensas", explicou Santiago Moreno, medico-chefe do serviço de enfermidades infecciosas do hospital. A suspeita clinica foi confirmada pelo laboratório e abriu novas interrogações porque a dengue, e o mosquito transmissor, não existem em Madri.

Primeiro caso de transmissão sexual da dengue

Comprovado geneticamente.

A preocupação instalou-se na comunidade médica da capital espanhola. A dengue e o mosquito transmissor teriam chegado à cidade? As provas genéticas demonstraram que as "cepas dos vírus encontrados nas amostras tomadas dos dois pacientes são idênticas e coincidem com as que atualmente estão circulando em Cuba", segundo a epidemiologista Susana Jiménez e o biólogo Andrés Irisio.

Nos siga no Google Notícias