ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Qual a melhor resposta ao choro do bebê?

Mário Sérgio Lorenzetto | 22/11/2019 06:41
Qual a melhor resposta ao choro do bebê?

Tem havido um longo debate entre pediatras e psicólogos infantis a respeito da melhor resposta ao choro de uma criança. Certamente, os pais verificam se a criança está sentindo dor e se realmente precisa de alguma ajuda. Mas, se parece não haver nada errado, o que seria melhor: pegar a criança no colo e confortá-la, ou deixá-la chorando até que pare, por mais tempo que leve? Será que a criança chora mais quando os país a põem na cama e saem do quarto, ou quando continuam com ela no colo?

Qual a melhor resposta ao choro do bebê?

A atitude dos pais alemães.

A atitude dos pais diferem entre os países ocidentais. Na Alemanha, a opinião predominante é a de que se devia deixar que as crianças chorassem, e que seria prejudicial atender a uma criança que chorasse "sem razão". Não é raro uma mãe deixar o bebê no berço e sair para uma compra rápida ou trabalhar em outro cômodo da casa. As palavras mágicas para os pais alemães eram que a criança deveria adquirir "selbständigkeit" (autossuficiência) e "ordnungsliebe" (amor pela ordem). Isso inclui autocontrole e obediência aos desejos dos outros. Os pais alemães receiam que a atenção excessiva faça com que a criança fique "Verwöhlen" (estragada, mimada).

Qual a melhor resposta ao choro do bebê?

Os pais brasileiros mimam as crianças.

As atitudes dos pais brasileiros difere da adotada pelos alemães. Atendem com rapidez a criança que chora, ouvem de pediatras e outros especialistas que é fundamental que adotem horários regulares de alimentação e limpeza dos bebês, o que os acostuma a uma certa ordem. Também afirmam que é essencial que o bebê aprenda a brincar sozinho. Todavia, não há uma opinião predominante como na Alemanha sobre a questão do choro. Os pais brasileiros tendem a decidir pelo atendimento imediato do bebê que chora. Mimam os bebês.

Qual a melhor resposta ao choro do bebê?

Nas sociedades indígenas há o rápido atendimento dos bebês que choram.

As sociedades denominaras tradicionais, tendem a confortar as crianças muito rapidamente. As mães respondem aos bebês amamentando-os, porém muitas respostas são dadas por outras pessoas, especialmente outras mulheres adultas. Tocam ou embalam os bebês que choram. O resultado é que as crianças ficam chorando no máximo por um minuto.

Qual a melhor resposta ao choro do bebê?

A ciência explica qual a melhor opção?

Para resolver a questão de se as crianças cujo choro é ignorado tornam-se adultos mais saudáveis do que aquelas cujo choro recebe uma pronta resposta, seria preciso fazer um experimento controlado. Esses experimentos nunca foram realizados. A ciência apenas conta como a média dos pais responde aos choros das crianças em cada sociedade.

Nos siga no Google Notícias