ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Qual o melhor material para fazer uma máscara em casa

Mário Sérgio Lorenzetto | 09/04/2020 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Enquanto o debate sobre se deveria generalizar-se o uso das máscaras ainda não está resolvido, não resta dúvida que é melhor colocar uma do que deixar o rosto descoberto. Ainda que as máscaras não evitem o contágio pelo vírus, são um obstáculo para a transmissão. E, como a escassez das máscaras homologadas seja uma opção inviável, muitos estão costurando sua própria proteção. Não é uma excentricidade ou moda. O Centro para o Controle de Enfermidades dos Estados Unidos (CDC) publicou as instruções para fabricar uma máscara em casa. Mas eles não deixam claro o material a ser usado, só advertem que a máscara deve estar perfeitamente encaixada na face.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Bolsas de aspiradores, pano de cozinha e algodão são as melhores alternativas.

A melhor referência é um estudo de 2013. Compara a efetividade de máscaras caseiras fabricadas com nove tipos de materiais comuns com as máscaras usadas pelos médicos nas cirurgias (as melhores que existem). O estudo foi realizado pensando em uma pandemia de gripe, mas é plenamente aceito pois o coronavírus tem tamanho similar ao da gripe. Os três melhores materiais, com maior eficácia na hora de filtrar o ar, são as bolsas de aspiradores, os panos de cozinha e o algodão.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Linho e seda não devem ser usados.

O linho e a seda são os que menos protegem. Esse estudo, todavia, mostra que as bolsas dos aspiradores e os panos de cozinha não dão um encaixe na face tão bom quanto um tecido de algodão. Em caso de dúvida entre vários tecidos ou materiais, o estudo aconselha a fazer uma prova muito simples: coloque-o contra a luz e escolha o que menos luz deixar passar. A CDC traz outro conselho interessante: incorpore um filtro de café à sua máscara.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Como lavar as máscaras.

Para lavar bem as máscaras basta levar a uma lavadora que chegue aos 60 graus Celsius. Use um detergente normal. O ideal é lavá-la a cada três usos. E deixe secar bem, pois o vírus movimenta-se melhor em lugares úmidos. Na medida do possível, não as use úmidas.
Mas não se equivoque, as máscaras não lhe dão um salvo-conduto. Usar máscara e conversar próximo a outra pessoa é pura inutilidade. Infelizmente, os governantes conseguiram colocar multidões nas ruas. Pouco se importam com nossa saúde. Provavelmente não tem pais ou tios. Ou não os respeitam. Só olham para os cofres. A única maneira de sustar minimamente o vírus é ficando em casa.

Nos siga no Google Notícias