A notícia da terra a um clique de você.
 
03/12/2019 06:30

Quando acordei, o dinossauro estava na janela

Mário Sérgio Lorenzetto
Quando acordei, o dinossauro estava na janela

Há um dinossauro em frente à minha janela. Estou observado-o. Não é uma foto em um outdoor, ou uma cópia de um esqueleto de um museu. É um dinossauro absolutamente real, vivo, respirando em movimento.

Quando acordei, o dinossauro estava na janela

Dinossauros despertam a imaginação.

Poucas coisas despertam tanto a imaginação e o espírito de aventura em adultos e crianças quanto a ideia de que monstros gigantes podem ter de fato existido no mesmo planeta que ainda habitamos. Contudo, um campo tão recente como a paleontologia - apenas 180 anos - nos separam do momento em que o homem deixou de tomar os fósseis como ossadas de gigantes bíblicos ou animais que não conseguiram o bilhete de entrada na Arca de Noé. Mas nossa visão ainda continua cheia de ideias vendidas por Holliwood. Ideias fantasiosas, sem amparada ciência.

Quando acordei, o dinossauro estava na janela

Um barão gay e um pastor da Albânia.

Nascido na Transilvânia, no final do século XIX, o barão Franz Nopcsa von Felsö-Szilvás passou três décadas percorrendo a Europa de moto. Ao seu lado, no sidecar da moto, estava seu namorado, o pastor da Albânia, de nome Doda. Esse pastor também estava agindo como espião do Império Austro-Húngaro e paleontólogo amador. O barão foi um dos primeiros a divulgar estudos tentando entender como os dinossauros agiam enquanto vivos. Abria um novo campo de estudos. Antes dele, só pensavam em classificar os ossos para serem exibidos em museus.

Quando acordei, o dinossauro estava na janela

Os pássaros são dinossauros.

Se a descoberta e popularização dos dinossauros ao longo do século XX presentearam nossa imaginação com um substituto dos antigos mitos - o dinossauro substituiu o dragão - há uma conclusão que não está devidamente divulgada: a de que os pássaros não descendem dos dinossauros; os pássaros são dinossauros. Uma arara é tão dinossauro quanto um triceratops. O bem-te-vi, que está na janela, é um dinossauro como o era um saurópode. Os pássaros constituem um subgrupo de dinossauros, os chamados dinossauros avianos. Como nos acostumamos a pensar em dinossauros como animais extintos, escapa a nossa percepção o quanto eles estão próximos neste momento. Há um dinossauro em cada árvore ou galinheiro. Não só admiramos dinossauros, os comemos.

Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente
Busca

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.