ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Quando nasce um velho? O fígado é um Wolverine

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/07/2018 09:37
Quando nasce um velho? O fígado é um Wolverine

Foi tentando responder a essa pergunta que pesquisadores da Universidade Simon Fraser, no Canadá, fizeram um estudo com 3.305 voluntários. O objetivo era simples: os voluntários deveriam interagir com um jogo que reproduz situações semelhantes às de nosso dia-a-dia. O resultado? Assustem-se, começamos a envelhecer aos 24 anos. É nessa época que se dá a primeira queda no rendimento de nosso cérebro. Caímos mais que o Neymar na produção de colágeno, aquele "cimento" da nossa pele. Isto é, começam a aparecer as temidas manchinhas e marcas de expressão. Sabem quando seu sistema antioxidante começa a bater pino? Outro susto: por volta dos 20 anos. Calma! Na verdade, viver é envelhecer. Nosso corpo nunca está estático. Está sempre passando por mudanças. Então vamos ao resumo do envelhecimento na época dos 20 anos:
Cérebro - começa a diminuição da capacidade cognitiva.
Pele - a diminuição do colágeno reduz a elasticidade da pele e provoca as primeiras rugas. Essas mudanças são aceleradas com o excesso de sol e são mais perceptíveis aos 30 anos em pessoas de pele branca. em negro, dez anos depois.
Barba e calvície - pessoas com maior sensibilidade ao hormônio masculino possuem maior tendência de ter barba mais farta e mais pelos no corpo, mas também tendência maior para a calvície. Para os asiáticos é o contrário, poucos pelos e muitos cabelos.
Rins - a taxa de filtração glomerular (TFG) indica se nossos rins estão fazendo bem o trabalho de filtrar o sangue. Começa a "Neymarar" aos 20 anos de vida.

Quando nasce um velho? O fígado é um Wolverine

O fígado é nosso órgão Wolverine.

Agora estamos na "melhor idade". Melhor parar quem? Essa é uma ideia de franceses que não guarda a mínima comparação conosco, idosos brasileiros. É verdade que o fígado é o nosso órgão Wolverine. No antigo mito grego, Prometeu roubou o fogo dos deuses para dar aos homens. Como punição, foi amarrado a uma rocha com uma águia lhe devorando o fígado. No dia seguinte o fígado se regenerava e a tortura recomeçava. Infinita. O mito têm uma parte de verdade. Retire o infinito e está correto. ele não resiste aos 50 anos ou 60 anos. Perde de 20% a 40% de seu tamanho nessa época. Após os 65 anos piora ainda mais: temos 35% menos volume de sangue no fígado do que antes dos 40.

Quando nasce um velho? O fígado é um Wolverine

O velho Rambo é uma mentira deslavada.

Sylvester Stallone nos perdoe, mas velhinho forçudo como ele só nos filmes de Hollywood. O pico de massa muscular ocorre aos 20 anos. Daí em diante, dá-lhe Neymar, a queda vai se acentuando. Cai um bocado ainda mais aos 50 e piora aos 60. Os responsáveis por isso? A diminuição da síntese proteica e o aumento da degradação muscular. A síntese proteica é a formação das proteínas à partir dos aminoácidos que se unem. A diminuição da síntese provoca perda da massa muscular, perda de mobilidade e aumenta risco de quedas.

Quando nasce um velho? O fígado é um Wolverine

A felicidade faz bem ao corpo.

Esse é o resultado de uma das mais recentes pesquisas de Harvard. Amizades verdadeiras e amores influenciam o corpo de maneira decisiva. São mais importantes do que as condições financeiras ou o sucesso profissional quando se aplicam às porcentagens de incidências de doenças e longevidade.
Antes, analisavam apenas colesterol, glicose.... Quando reuniram tudo que sabiam sobre os pesquisados aos 50 anos de idade, não eram os níveis de colesterol de meia-idade que prediziam como envelheceriam, mas o quão satisfeitos estavam em seus relacionamentos variados. As pessoas mais satisfeitas aos 50 anos eram as mais saudáveis aos 80. Pode parecer piegas, bobagens, mas a ciência vem produzindo conhecimentos de que os sentimentos são mais importantes para a velhice saudável do que imaginávamos. Descarte os sentimentos nocivos antes que a velhice te derrube ou vá treinar com o Neymar como cair melhor.

Nos siga no Google Notícias