ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Solidão mata idosos. Basta uma visita ao mês, diz pesquisa

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 30/11/2023 07:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A abrangência da pesquisa não deixa margens para quaisquer dúvidas. Os cientista seguiram 458 mil adultos durante treze anos. Os participantes foram recrutador entre 2.006 e 2.010. Tinham então em média 56 anos. Após treze anos, 33 mil estavam mortos. Chegaram a uma conclusão demolidora: solidão mata. A pesquisa foi publicada na revista científica BMC Medicine.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não esperavam os resultados.

Dizem os cientistas que não esperavam os resultados. Receber a visita de familiares e amigos mensalmente corresponde a estabilizar o risco de vida. Uma vez por mês é igual uma vez por semana ou todos os dias. Tem de ser sociável, mas desde o ponto de vista da saúde, muito sociável é igual a pouco.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Diferentes tipos de solidão.

Há três tipos de solidão, dizem os cientistas. A primeira é a dos que não participam de atividades grupais. A segunda é morar sozinho. Outra, é a de não receber visitas de parentes e amigos. Cada um desses fatores é importante, mas o maior risco de vida está associado àqueles que nunca recebem visitas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Influência inclusive na memória

A pesquisa demonstrou que a solidão do tipo "não receber visitas" influencia em hábitos não recomendáveis como o excesso de bebidas alcoólicas, dormir mal, e, surpreendentemente, na perda da memória. A solidão é uma má companheira da fisiologia. O estado de animo influi no curso das enfermidades. Pior estado de ânimo, pior estado das patologias.

Nos siga no Google Notícias