ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Suco de laranja engorda? Combate a hipertensão?

Mário Sérgio Lorenzetto | 30/11/2019 10:40
Suco de laranja engorda? Combate a hipertensão?

Dublin, na Irlanda, sediou o congresso europeu de nutrição. Em trabalhos diferentes, alguns cientistas apresentaram alegações em favor do consumo do suco de laranja. O trabalho mais exaltado foi o que apresentou a hesperidina. Esse é um antioxidante pouco conhecido. A laranja tem grande quantidade desse antioxidante. Conforme esse estudo, a hesperidina favorece a elasticidade dos vasos sanguíneos, contribuindo para controlar a pressão arterial alta. Mas o suco de laranja mantém divididos os nutricionistas e cientistas em geral. Para uns é um maná polivitamínico, para outros é um demônio açucarado.

Suco de laranja engorda? Combate a hipertensão?

Remédio para a hipertensão ou jogadinha da indústria de sucos?

Com os "superalimentos" em baixa - as sementes de chia, quinoa, linhaça, açaí estão encalhando nos mercados mundiais - chegou a hora de erguer as vitaminas menos conhecidas. E a hesperidina é a nova "menina dos olhos" dos produtores e industriais da laranja. E eles vão longe. Garantem que há mais hesperidina em um copo de suco de supermercado que em um copo de suco espremido em casa. A diferença estaria no fato de que em casa só se retira o suco, eliminando a polpa e a casca. Muitos cientistas duvidam dessa capacidade da hesperidina de combater a hipertensão. Afirmam que não passa de uma jogadinha, para enganar incautos, e vender mais suco. A verdade é uma só: não há trabalhos científicos de vulto que possam garantir que a hesperidina é uma fonte confiável de combate à hipertensão.

Suco de laranja engorda? Combate a hipertensão?

Suco de laranja engorda ou emagrece?

No congresso de Dublin foi apresentada uma meta-analise, um trabalho científico que envolve várias outras pesquisas, que pretendia elucidar se tomar suco de laranja diariamente incrementa o risco de obesidade em adultos. Os resultados refutam a ideia de que tomar um copo de suco diariamente influa no peso. Um copo de suco de laranja de 100 mililitros contém tão somente 60 calorias.

Nos siga no Google Notícias