ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Têm alguma coisa que funciona na homeopatia?

Mário Sérgio Lorenzetto | 17/10/2018 08:37
Têm alguma coisa que funciona na homeopatia?

A homeopatia é uma pseudo terapia que podem te recomendar inclusive em hospitais e farmácias. Isso aviva a confusão se a homeopatia têm alguma base científica. Há pessoas que abandonaram tratamentos médicos para colocar-se em mãos de homeopatas e, por isso, estão mortos.
Há algo que funcione na homeopatia? Em seus 200 anos de história, nunca ficou demonstrado que tenha algum efeito prático além do "efeito placebo", efeito de enganar nosso cérebro tomando um comprimido de açúcar. Que fique bem claro, a homeopatia não é um ramo da medicina científica. Mas, atenção, essa falsa medicina sobreviveu por dois séculos e só agora começa a ser proibida nos países mais avançados. A que seve tal sucesso tão longo?

Têm alguma coisa que funciona na homeopatia?

Os inacreditáveis pilares da homeopatia.

A homeopatia é um suposto sistema de cura baseado nesta conjectura: "se uma substância é causa de um determinado sintoma, a mesma substância poderá curá-los". Com essa ideia encontrarás "remédio" homeopático feito de cebola para tratar da gripe ou do resfriado uma vez que essas doenças causam lacrimações. Como a cebola também causa a lacrimação, vira um "remédio" homeopático. Para a insônia, tome "remédio" homeopático feito com cafeína. Irritações na pele? Passe "medicamento" homeopático feito à partir de veneno da abelha.

O segundo pilar da homeopatia é um conceito denominado "potenciação". Consiste em diluir o princípio ativo em água ou álcool e agitá-lo. Segundo os homeopatas: "quanto mais diluído, mais eficaz". Começam diluindo uma parte de princípio ativo em 99 partes de água. Chamam-na de "1C". Em seguida, dissolvem uma parte dessa concentração "1C" em outras 99 partes de água para obter o que denominam de "2C". E assim, sucessivamente. Uma concentração 12C equivale a uma grama de sal no volume total do Oceano Atlântico. A média dos "medicamentos" homeopáticos são 30C. Isto equivale dizer que nesse frasco não resta um só átomo do princípio ativo. Quase três vezes a menos que uma grama de sal no Atlântico. É só água ou açúcar se toma esse "medicamento" em forma de comprimido.

Têm alguma coisa que funciona na homeopatia?

O contexto histórico no surgimento da homeopatia.

O alemão Samuel Hahnemann criou a homeopatia em 1796. Nessa época, a ciência não era muito distinta da filosofia e a medicina estava embasada em intervenções agressivas, perigosas e normalmente contraproducentes. Naquele século não era uma raridade cirurgias ou medicamentos que causassem mais males ao paciente que a doença. Se havia um remédio melhor que o daquela época, então a homeopatia era melhor. Bem claro, a medicina científica em 1796 matava tanto ou mais que as doenças. A homeopatia não matava... mas também não curava. Com o passar do tempo, aqueles pacientes que não estavam em estado crítico, acabavam ficando curados. Isto é chamado de "regressão à média" que ocorre normalmente em nosso corpo. É a tendência à normalidade depois de eventos extremos.

Têm alguma coisa que funciona na homeopatia?

As restrições determinadas por Hahnemann para que a homeopatia funcione.

Além desses dois pilares fantasiosos, Hahnemann deixou por escrito as seguintes restrições, "leis" para que a homeopatia funcione:
1.Não tomar café.
2.Não comer especiarias (cravo, canela...).
3.Não tomar bebidas alcoólicas.
4.Não comer carne de porco.
5.Não ler deitado.
6.Não ler pornografia.
7.Manter-se limpo.
8.Não jogar baralho.
9.Não dormir tarde da noite.
10.Não ser sedentário. E muitas mais....

Nos siga no Google Notícias