ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Tempo seco: risco cardíaco, desidratação e alergia

Mário Sérgio Lorenzetto | 10/07/2022 08:43
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O ar seco que atinge Campo Grande merece atenção especial. Aumenta em 50% o risco cardíaco. Corremos risco de vida maior porquê, para manter a pressão arterial,  o coração precisa trabalhar e bater mais forte. Coração batendo excessivamente, pode ser lindo nos poemas, mas é um perigo de vida.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Pulmões irritados.

Os poluentes no ar promovem uma irritação nos pulmões. Esta é a época em que os Neros - incendiários - costumam exercer suas "liberdades" de festejar em volta do fogo. Tacam fogo em qualquer mato. Afinal, quem irá puni-los? Quando os pulmões estão irritados, os brônquios ficam mais fechados, os vasos sanguíneos também se fecham mais e o coração bombeará contra um pulmão mais fechado. Para complicar ainda mais, o pulmão não quer saber se no ar há menos oxigênio, continua exigindo algo em torno de 100% de saturação. Isso significa que os pulmões querem receber a mesma quantidade de oxigênio de um tempo normal. Tempo normal tem umidade do ar entre 50% e 80%. Estamos vivendo - não sei como - com 12%. Mas sei que é muito perigoso.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Cuidado redobrado com atividade física.

É preciso se hidratar mais que o normal. Muitos estudiosos entendem que o mínimo é consumir 2 litros de líquidos por dia. Só pratique exercícios antes das 08:00h e depois das 19:00h. Entenda que sem vento e chuva, as partículas ficam entre dois e cinco dias voando sem se depositar. Muitas partículas são transformadas pela radiação solar, gerando radicais livres. Outra dica é não correr e exercitar próximo aos carros, pois os níveis de poluentes são muito mais altos do que no meio das árvores de um parque.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Aumenta o número de pessoas com alergia.

Neste momento, há um aumento de pessoas procurando médicos devido a alergias. Isso ocorre porque as mucosas costumam ressecar e inflamar no tempo seco. Rinites e sinusites aparecem em profusão. Utilize soro fisiológico para hidratar as narinas. Não é incomum a ocorrência de sangramento no nariz. Tapetes, carpetes, bichos de pelúcia, viram objetos proibidos.

Nos siga no Google Notícias