ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Em Pauta

Teremos uma terceira onda na pandemia?

Mário Sérgio Lorenzetto | 17/12/2020 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Há algo que escapa para aqueles que fazem parte do movimento antivacina: a alternativa é vivermos para sempre com ondas e mais ondas de epidemia. Vacinar ou viver com ondas epidêmicas, esta é a questão que eles devem responder. Muitos duvidaram da segunda onda. Ela existe e está ceifando mais vidas que a primeira. Alguns cientistas europeus preveem que, como não conseguirão vacinar 60% ou 70% de suas populações no primeiro semestre de 2021, teremos a terceira onda. Quantas ondas teremos de suportar para que os antivacina se convençam de sua opção desastrosa? Se, para eles, a vida dos outros equivale à das formigas, a economia suportará quantas ondas?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As vacinas estão dando boas respostas.

À exceção da vacina de Oxford, todas as demais estão dando respostas de eficácia alentadoras, situam-se, em média, por volta de 90%. É um resultado que o mundo científico não esperava. Mas não sabemos se elas nos protegerão a longo prazo. Teremos que esperar para termos mais dados. A esperança é que elas nos imunizem por 12 meses.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A reinfecção existe.

Está comprovado que é possível termos reinfecção. É muito raro que ela ocorra, mas existe. Esse é um dado desalentador. Também sabemos que em alguns casos a segunda infecção é assintomática ou aparece com sintomas leves. Mas há outros casos em que a segunda infecção é muito grave. Não é algo possível de ser sistematizado. Mas as autoridades sanitárias do primeiro mundo acompanham esses casos de reinfecção com muito cuidado, mesmo após a vacinação continuarão estudando.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem for vacinado transmitirá o vírus?

Ninguém sabe se uma pessoa vacinada continuará transmitindo o vírus. As empresas farmacêuticas que estão criando as vacinas não tem dados para dirimir essa indagação. Os dados dos testes em macacos são alentadores. Quando são vacinados, a traqueia e o nariz dos macacos continuam com o vírus, mas desaparecem rapidamente. São dados em animais, não são obrigatoriamente iguais em humanos, mas os cientistas acreditam que ocorrerá uma grande proteção, ainda que não seja total.

Nos siga no Google Notícias