ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Uma cobertura de açúcares protege o covid, é um escudo

Mário Sérgio Lorenzetto | 20/01/2021 06:43
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os açúcares são as moléculas mais comuns no nosso planeta. Calculam que representam 70% do peso de todas as matérias vivas do mundo. Entre suas múltiplas funções estão as comunicações entre as células, funcionam como um código de barra. Acabam de descobrir que nada menos de 70% do coronavírus está recoberto por um escudo de açúcares. São esses açúcares os grandes responsáveis por enganar nosso sistema imunológico pois disfarçam o coronavírus como se fossem células comuns de nosso corpo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Enxergaram pela primeira vez um coronavírus.

Os microscópios não conseguem "enxergar" direito o coronavírus. Essa camada de açúcares é de intensa velocidade e impede uma boa leitura. A Universidade da Califórnia, junto com uma da Irlanda, resolveu utilizar supercomputadores para entender melhor como é, de fato, um coronavírus. Conseguiu, pela primeira vez, enxergar um coronavírus comum, envolto pela camada de açúcares, é um coronavírus "pelado", sem esse escudo de açúcar. As imagens são bem diferentes daquelas que tínhamos nos acostumados. Em azul claro, um coronavírus "pelado". Em azul escuro, um coronavírus comum, revestido de açúcares.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A importância do escudo de açúcares.

A primeira, e fundamental importância, dessa camada de açúcares é disfarçar o coronavírus. Com ela, o coronavírus passa desapercebido pelo sistema imunológico, não recebe seus ataques. É uma camuflagem perfeita. Outra importância dessa descoberta é perceber que há pontos falhos de proteção, os açúcares não recobrem totalmente o vírus. Descobriram onde estão os "calcanhares de Aquiles" do vírus. A tarefa passa a ser produzir medicamentos e vacinas que destruam esse escudo de açúcares, tornando o vírus facilmente detectável pelo sistema imunológico.

Nos siga no Google Notícias