ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

Vacina: estamos diante de uma nova Lista de Schindler

Mário Sérgio Lorenzetto | 23/09/2020 06:42
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O filme famoso, do renomado diretor Spielberg, mostrava o alemão Oskar Schindler organizando listas que salvariam judeus dos campos de concentração nazistas. Seja qual for a vacina que chegue antes, e seja qual for a data, a única certeza é que sua produção será escassa e nos colocará diante de graves dilemas éticos e sanitários. Diante da confusão criada pelos políticos, muitos ainda não perceberam que não tomarão vacina contra a covid-19, nem nos últimos meses do próximo ano.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem receberá a vacina primeiro?

Há um consenso mundial: os trabalhadores na saúde - médicos e enfermeiros - receberão a vacina antes de todos os demais membros das sociedades. Em meio a tantas diferenças políticas e ideológicas no mundo, pode chamar a atenção o fato de existir esse consenso de vacinar trabalhadores sanitários antes dos demais. Há razões muito sólidas para isso. O contágio de cada médico ou enfermeiro não só reduz os recursos hospitalares como se converte em um novo foco infeccioso que se propaga entre o pessoal e os pacientes do hospital. Mas resta uma indagação: como separar médicos e enfermeiros que trabalham em hospital daqueles que não trabalham?


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Idosos e pessoas com algumas doenças.

A imensa maioria dos países, inclusive a OMS, entende que os próximos na Lista de Schindler da vacina, devem ser os idosos e pessoas com algumas doenças. E novamente surgem indagações. Qual é a idade de uma pessoa idosa? Alguns países entendem que nos tornamos idosos aos 60 anos, outros creem que é aos 65 anos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A lista de doentes e doenças.

Também não há consenso na elaboração da lista dos que apresentam doenças. A ideia geral é vacinar todos que tenham diabetes ou enfermidades cardiovasculares. Mas seriam vacinados todos que tenham enfermidades cardiovasculares? A lista dessas doenças é enorme. E os obesos? Entrariam na Lista de Schindler vacinal? Está comprovado que essa é uma condição que piora o prognóstico da covid-19.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Salve-se quem puder.....

Na continuação da lista, há um forte viés político-ideológico. Alguns países pensam em vacinar professores, todos que trabalham em lojas fechadas, trabalhadores nos postos de fronteiras e carteiros. Outros países, colocam à frente desse batalhão, policiais e militares.
Schindler terminou seus dias como um traidor dos nazistas e herói do povo judeu. Despertava ódio e adoração. Há um pequeno jardim em Israel que leva seu nome. É um nome esquecido na Alemanha. Quem será o Schindler brasileiro?

Nos siga no Google Notícias