ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

Veterinária, cura mais que animais, cuida da humanidade

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 25/02/2024 09:55
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Em uma das inúmeras vezes que levei meus cãezinhos ao veterinário, escutei uma piada. O veterinário pega o cão e faz uma série de provas. Quando termina, diz: "teu cão está bem". A dona do cãozinho, contente com o resultado, pergunta quanto deve, ao que veterinário responde que são R$200. Depois de pagar, a senhora pergunta: "Quando tenho de trazer o cão de volta?" O veterinário responde: "Quando tiver outros R$200". Com essa péssima piada, se resume a visão que muitos têm do trabalho veterinário. Mas essa é uma ideia muito distante da realidade. Trabalhar com a veterinária não é para qualquer um, exige, ao contrário de outras profissões liberais, um esforço gigantesco. Muitos não entendem, mas a veterinária complementa os cuidados com a saúde humana.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O caso da vaca com inversão uterina.

Criemos um veterinário. Celso é um veterinário que termina seus estudos e vai trabalhar em algumas fazendas de pecuária. Essa é uma opção cada vez mais difícil de ser encontrada. A imensa maioria dos veterinários querem ficar nas cidades. Essa escolha requer muito esforço físico. Um exemplo, bastante comum, é resolver o problema da vaca com inversão uterina. Essa é uma complicação que surge após o parto, quando o útero sai para o exterior e necessita ser recolocado. Mesmo anestesiada, a vaca não ajuda. O trabalho é árduo. Precisa limpar o útero e devolvê-lo a seu lugar com as mãos, deslizando pela vagina, um duto de uns 30 cm muito gosmento.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Zoonoses, o papel fundamental do veterinário.

Boa parte de nossas enfermidades são zoonoses. São infecções transmitidas por animais, sejam por contágio direto ou com a intermediação de mosquitos. Quem cuida desses animais, para que eles não nos transmitam essas doenças, são os veterinários. Atualmente, realizam um trabalho silencioso, sem fama e sem grana, para proteger a humanidade.
Nos siga no Google Notícias