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Em Pauta

Votar mais é votar melhor?

Mário Sérgio Lorenzetto | 20/08/2016 08:25
Votar mais é votar melhor?

A população é madura o suficiente para não se deixar seduzir pelas sereias da demagogia? Uma crítica elitista clássica mira a incompetência presumida dos eleitores e suas más razões, principalmente pecuniárias, para votar. A critica chega mesmo ao desprezo, atinge a negação ao voto.

Poderíamos crer que a democracia é unanimidade: não é nada disso. E, em um período de crise, isso não é tranquilizador. Ainda mais porque o desprezo elitista repousa sobre uma incompreensão da democracia.

Vamos lembrar que o sufrágio universal foi um acontecimento mais ou menos repentino e andou junto com o alistamento militar. Se os europeus deviam morrer pela pátria, o mínimo era que pudessem escolher seu governo. Guerras, crises e a vida ordinária justificam o voto.

"Se o povo se engana, pior para ele". Essa foi a resposta lapidar de Lamartine àqueles que objetavam contra o sufrágio universal direto. O pior dos regimes é aquele em que o povo não tem o direito de não cometer nenhum erro. Só resta ao povo o direito de se calar. Se não é possível escolher um candidato que seja respeitado pela imensa maioria, escolham o menos ruim. Sempre existe um.

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A cerveja de 800 euros

A cerveja mais cara do mundo só é encontrada em leilões. Com o argumento de arrecadar fundos para a proteção das baleias, sua composição tem 90% de água, retirada de um enorme e puríssimo pedaço de gelo da Antártida, teve preço inicial no leilão de 800 euros.

Foram colocadas apenas 30 garrafas à venda, inicialmente. Atualmente, a Antartic Nail Ale, sai, em leilões de 700 euros até 1.475 euros.

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Uma garrafa de água por 47 mil euros.

Acqua di Cristallo é a garrafa de água mais cara do mundo. As pessoas com muito dinheiro, são capazes de investir, de maneira escandalosa, em coisas inúteis. Cada garrafa foi esculpida pelo famoso desenhista europeu Fernando Altamirano e reproduz uma obra de Modigliani.

Contêm 750 ml de uma mistura de águas da França e de um glaciar da Islândia. Nela, misturaram 5 mg de pó de ouro, que todos "sabemos que é fundamental para nossa saúde e paladar". Uma piada caríssima.

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Sorvete a 25 mil euros.

A absurda moda de colocar ouro e pedras preciosas na comida fez o nome da delicatessen "Serendipity", de N.York, um filão para atrair milionários. Associaram-se com uma joalheria e criaram um sorvete de 25.000 euros chamado "Frozen Hot Chocolate". É cacau recoberto com ouro, servido em copo de ouro, com colher de ouro. Quem não estiver disposto a desembolsar 25 mil euros no sorvete, pode optar por um sundae de 1.000 euros. Uma gelada!

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