ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Conteúdo Patrocinado

Bloquinho da Segurança: veja como curtir a folia em casa ou nas ruas com energia

Confira dicas da Energisa para aproveitar o Carnaval com responsabilidade e segurança

Post Patrocinado | 10/02/2024 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Carnaval começou, é tempo de folia,  mas não dá para antecipar a Quarta-feira de Cinzas desrespeitando regras de segurança. Vai se divertir no bloquinho, desfilar na escola de samba ou curtir em casa com os amigos? Cuidado é tão importante quanto animação, principalmente, quando há energia elétrica envolvida.

O Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Energisa, Wagner Lima, reforça que é fundamental que as pessoas estejam conscientes de que a segurança deve ser prioridade constante.

"Devemos nos divertir, mas sempre com responsabilidade e atenção aos riscos elétricos. Para aqueles que estão em casa, é essencial ter cuidado ao utilizar várias conexões em uma única tomada. Ao ligar equipamentos como som, carregador de celular, televisão e churrasqueira simultaneamente, evite sobrecarregar a rede elétrica, pois isso pode resultar em curtos-circuitos e incêndios. Além disso, para quem possui piscina, nunca manipule aparelhos eletrodomésticos com as mãos molhadas, pois energia e água não combinam”, disse Wagner Lima .

Nas ruas, é preciso prestar atenção em algumas normas, ensina o coordenador:

“Para quem organiza blocos de rua ou shows é recomendável buscar profissionais capacitados e contatar a Energisa com antecedência para a devida ligação elétrica. Aos foliões, evitem subir em postes, sejam eles da concessionária ou de iluminação pública, pois isso representa um risco de acidentes com a rede. Outra coisa importante: beber e dirigir não combinam com festa e podem resultar em abalroamento de postes ou outros acidentes. Optem sempre por utilizar carros de aplicativos ou contar com um amigo da vez, que não ingeriu bebida alcoólica", declarou .

E a equipe Energisa segue trabalhando para que todo mundo curta os dias de festa sem prejuízos, pelo site energisa.com.br,  aplicativo Energisa On e call center: 0800 722 7272.

A atendente virtual Gisa também te ajuda pelo WhatsApp (67) 9 9980-0698

Veja as dicas de segurança elaboradas pela Energisa Mato Grosso do Sul:

1. Mantenha distância da rede elétrica: Ao acompanhar os blocos ou trios elétricos, é vital manter-se a uma distância segura da rede elétrica, observando a altura máxima permitida para essas estruturas. Uma distância mínima de dois metros das redes elétricas é recomendada, pois mesmo a proximidade dos fios pode representar um risco de choque elétrico.

2. Em caso de colisão entre carros e postes de energia: Se ocorrer uma colisão envolvendo veículos e postes de energia, é essencial evitar o contato com cabos caídos e partes metálicas dos veículos para evitar o risco de choque elétrico. A orientação é contatar imediatamente a Energisa através dos canais disponíveis.

3. Evite lançar objetos em direção às redes de energia: serpentinas, jatos de espumas, água e fogos de artifício não devem ser direcionados às redes elétricas para evitar o risco de choque elétrico.

4. Não fixe decorações em postes ou redes elétricas: é proibido fixar qualquer tipo de decoração ou adereço nas estruturas elétricas, a fim de evitar danos e acidentes.

5. Não manipule cabos de baixa/média tensão: mesmo utilizando luvas isolantes, é fundamental não tocar ou levantar cabos de energia, pois isso deve ser feito apenas por profissionais qualificados da Energisa.

6. Evite sobrecarregar pontos de energia: durante as festividades, evite conectar vários equipamentos a um mesmo ponto de energia para evitar curtos-circuitos e incêndios.

7. Não faça ligações clandestinas: além de ser uma prática ilegal, as ligações clandestinas aumentam significativamente os riscos de acidentes. Em caso de necessidade de energia temporária para camarotes, bloquinhos ou barracas, é fundamental solicitar uma ligação de energia temporária através da Energisa.

8. Evite soltar fogos de artifício próximos à rede elétrica: a manipulação irresponsável de fogos de artifício pode causar danos à rede elétrica, representando um sério perigo para os foliões.

9. Solicitação de ligação provisória: é fundamental garantir a solicitação de ligação provisória à Energisa com pelo menos cinco dias úteis de antecedência ao organizar eventos temporários, como bloquinhos de carnaval, festas particulares ou confraternizações em chácaras. Isso visa garantir segurança e fornecimento adequado de energia elétrica para prevenir acidentes e assegurar o sucesso das celebrações.

Nos siga no Google Notícias