ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 22º

Conteúdo Patrocinado

Campo Grande ganha 212 km de rede de esgoto em 1 ano e uso correto é fundamental

O avanço das obras representa um passo crucial na melhoria do saneamento de Campo Grande

Post Patrocinado | 30/11/2023 07:00
Mais de 212 quilômetros de rede de esgoto desde janeiro de 2023 foram implantados.
Mais de 212 quilômetros de rede de esgoto desde janeiro de 2023 foram implantados.

As obras do programa "Campo Grande Saneada" da Águas Guariroba continuam a transformar os bairros da capital sul-mato-grossense, alcançando um marco significativo com a implantação de mais de 212 quilômetros de rede de esgoto desde janeiro de 2023. Esse progresso consolida um total de mais de 21 mil ligações de esgoto em toda a extensão de Campo Grande. O avanço das obras representa um passo crucial na melhoria do saneamento da região, fortalecendo iniciativas que visam à universalização dos serviços de esgoto.

Atualmente, as equipes da concessionária têm se concentrado nos bairros de Lageado, Popular, Los Angeles, Coophavilla II, Nova Lima, Moreninhas, Tiradentes e Panamá. Essa empreitada representa uma das maiores iniciativas da concessionária em 2023, com investimentos diretos na expansão da rede de esgoto em Campo Grande.

Equipes da concessionária têm se concentrado nos bairros de Lageado, Popular, Los Angeles, Coophavilla II, Nova Lima, Moreninhas, Tiradentes e Panamá
Equipes da concessionária têm se concentrado nos bairros de Lageado, Popular, Los Angeles, Coophavilla II, Nova Lima, Moreninhas, Tiradentes e Panamá

No entanto, mesmo com esses avanços, a concessionária enfatiza a importância do uso correto da rede de esgoto, especialmente com a aproximação do período de chuvas. A Águas Guariroba alerta os clientes sobre as ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto. Essas conexões indevidas acarretam riscos à saúde e ao meio ambiente, gerando extravasamentos de esgoto nas vias públicas. Em média, a concessionária registra mil atendimentos mensais relacionados a esses extravasamentos. Contudo, durante os meses mais chuvosos, como novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março, esse número aumenta aproximadamente 20%.

Lauane da Silva, supervisora de serviços da concessionária, explica a relevância de cada rede do sistema de saneamento básico. São três redes distintas: uma para distribuição de água, outra para coleta de esgoto e uma terceira específica para receber água da chuva. Ela destaca que é "fundamental a correta destinação da água pluvial para o sistema de drenagem das ruas, evitando seu despejo na rede de esgoto, que, quando sobrecarregada, resulta em extravasamentos, mau cheiro e contaminação ambiental", afirma.

São retiradas mensalmente cerca de 75 toneladas de resíduos de forma imprópria.
São retiradas mensalmente cerca de 75 toneladas de resíduos de forma imprópria.

A conexão inadequada à rede de esgoto também é um ponto de alerta. A supervisora reforça que ligar o esgoto à rede de drenagem é extremamente prejudicial ao meio ambiente, pois os resíduos acabam indo diretamente para rios e córregos, contaminando os afluentes.

Além disso, é crucial conscientizar sobre o descarte inadequado na rede de esgoto, sendo retiradas mensalmente cerca de 75 toneladas de resíduos de forma imprópria.

Apenas água proveniente de atividades como banho, descarga, lavagem de roupas e higiene pessoal deve ser direcionada à rede de esgoto. Itens como absorventes, papel higiênico, plásticos e outros objetos causam entupimentos e extravasamentos, prejudicando o sistema.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em casos de problemas na coleta de esgoto, a Águas Guariroba orienta os clientes a entrar em contato pelo telefone 0800 642 0115.

Danos como rompimento de tubulações, extravasamentos nas ruas e imóveis, entupimentos e danos ambientais são evitáveis com a correta utilização da rede de esgoto.

A conscientização e o cumprimento das diretrizes para o uso adequado da rede de esgoto são fundamentais para preservar o meio ambiente, evitar transtornos à população e promover uma melhor qualidade de vida para todos os habitantes de Campo Grande.

Saiba mais em  www.aguasguariroba.com.br

Siga Águas Guariroba nas redes sociais:

Nos siga no Google Notícias