ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Conteúdo Patrocinado

Ninho é escola que recebe com afeto, muito verde e yoga na rotina das crianças

Escola no Bairro São Bento ocupa 2 mil m², criada para cuidar, acolher e desenvolver crianças de 4 meses aos 5 anos

Post Patrocinado | 21/01/2020 08:00
Ninho é lugar para criança aprender brincando, protegida e feliz. (Foto: Henrique Kawaminame)
Ninho é lugar para criança aprender brincando, protegida e feliz. (Foto: Henrique Kawaminame)

Ninho é aconchego e segurança quando ainda não se sabe voar. Mas no Bairro São Bento, em Campo Grande, Ninho também é escola, com espaço de sobra e carinho que transborda em cada cantinho planejado para criança correr, brincar e se desenvolver com autonomia.

Mãe de Eduardo e Francisco, quando o caçula era bebê, Ana Lúcia peregrinou pela cidade determinada a encontrar uma escola para os dois crescerem livres, mas com segurança. "Só achava concreto, sem espaço para criança correr, se sujar", lembra. Então, desde 2018 o lugar existe, criado por ela e exatamente como havia sonhado.

Odontopediatra por formação, ela abandonou a Odontologia diante de uma descoberta, "sou apaixonada por educação infantil". Ao decidir abrir a escola, pensou em contratar os melhores profissionais do Brasil e teve uma boa surpresa com indicações que vieram do maior centro brasileiro. "Fui buscar nomes em São Paulo e lá soube de 3 Doutoras em Educação Infantil que são referências nacionais e vivem em Campo Grande", conta.

Ana entrou em contato com elas, montou um time de alto nível e em 2 anos estava pronto o projeto Ninho, inaugurado em 2018 e atualmente conta com o trabalho pedagógico de Ana Paula Melin, reconhecida pela experiência de 36 anos e Doutora em Educação.

O brincar é indispensável no processo de desenvolvimento motor, intelectual e cognitivo, o que faz dos espaços da escola importantes aliados.  (Foto: Arquivo Pessoal)
O brincar é indispensável no processo de desenvolvimento motor, intelectual e cognitivo, o que faz dos espaços da escola importantes aliados. (Foto: Arquivo Pessoal)

Um imóvel de 2 mil m² se transformou em lugar único em Campo Grande, não só pela área verde sem comparações, mas pela proposta que inova em muitos quesitos ao receber crianças de 4 meses aos 5 anos. "Não consigo entrar em nada que não acredito 100%. Por isso, ficamos 1 ano e meio construindo o projeto e hoje posso dizer: é o que eu desejo para os meus filhos", diz a proprietária.

Na escola, até Yoga entra na rotina das crianças, como forma de conhecimento do próprio corpo, controle da ansiedade e estresse, aumento da concentração e do equilíbrio.


A arquitetura é outro ponto que diz muito sobre a escola. "Antes de começar a obra, na primeira reunião com a arquiteta as 3 Doutoras em Educação estavam presentes, para reforçar que cada espaço tinha de ser criado para favorecer o aprendizado e desenvolvimento das crianças", comenta Ana Lúcia.


Quem chega se encanta, a começar pelas salas de atividades, todas com as portas abertas para o jardim. Na hora do sono, colchonetes no chão, assim como outros elementos das salas, posicionados na altura da criança, para desenvolver a autonomia de forma segura.

Todos os espaços da escola são amplos e com portas para os jardins. (Foto: Henrique Kawaminame)
Todos os espaços da escola são amplos e com portas para os jardins. (Foto: Henrique Kawaminame)

E autonomia é uma palavra-chave na escola, mas sem apressar etapas. Assim, a criança cresce confiante na capacidade dela, para atingir o potencial máximo em cada fase da vida.

O Ninho sustenta-se especialmente na articulação de referenciais teóricos que valorizam e respeitam as crianças em sua integralidade:

Reconhecimento e a valorização da criança como protagonista de seu conhecimento e descobertas (Sociologia da Infância).

Valorização do brincar e o desenvolvimento autônomo da criança (Pikler).


Organização de ambientes lúdicos e educativos especialmente para o livre brincar, a promoção das interações e as diversas formas de acesso ao conhecimento (Reggio Emilia).

No Ninho, os responsáveis não são barrados na porta, tem livre acesso ao espaço de acolhida, podem acompanhar os filhos e tem canal direto com a direção. "Todos têm meu Whatsapp, por exemplo", garante Ana Lúcia.

Lugar respeita cada fase de desenvolvimento das crianças. (Foto: Arquivo Pessoal)
Lugar respeita cada fase de desenvolvimento das crianças. (Foto: Arquivo Pessoal)

Para cumprir o que prevê a escola, o investimento é alto na equipe de professores. Cada turma fica sob responsabilidade de profissionais formadas em pedagogia e auxiliares e as salas recebem, no máximo, 12 bebês ou 16 crianças dependendo da idade.

A contratação leva em conta a experiência, grau de capacitação, mas também o poder de dar e receber afeto, para assegurar o vínculo afetivo com a turminha.

Na hora de comer, outra diferença clara no Ninho. Toda a alimentação é elaborada por nutricionista e preparada na escola, fresquinha, sem produtos industrializados ou congelados. No caso do meio período o lanche está incluso e no integral os dois lanches, almoço e jantar.

Brincar é aspecto fundamental no projeto Ninho, por isso, área externa é cheia de elementos lúdicos. (Foto: Henrique Kawaminame)
Brincar é aspecto fundamental no projeto Ninho, por isso, área externa é cheia de elementos lúdicos. (Foto: Henrique Kawaminame)

Vivências em Inglês e Espanhol são mais um diferencial da escola, assim como musicalização. No valor da mensalidade, também estão inclusos os materiais e três colônias de férias ao ano, em janeiro, julho e dezembro.

A advogada Priscila Arraes Reino conheceu o Ninho quando precisou de escola para o filho mais velho. A experiência com João foi tão tranquila, que agora é a vez da caçula Luiza. "O ninho para mim é a felicidade. Confio, as crianças adoram. As professoras, a proprietária a coordenadora... todas são especiais. Tratam meus filhos com muito carinho e muito respeito. Tanto que agora estamos matriculando a Luiza também”, comenta.

A Ninho está com matrículas abertas, as aulas começam no dia 3 de fevereiro, com a possibilidade de meio período e integral, de 6h45 às 18h30. A escola abre as portas para quem quiser conversar sobre o projeto e conhecer as instalações.

Endereço: Rua Casemiro de Abreu, 416 - Jardim São Bento - veja como chegar!

Telefone: (67) 3306-7778 

Whatsapp: (67) 99247-2587. Envie mensagem clicando aqui

Siga as redes sociais Instagram e Facebook.

Nos siga no Google Notícias