A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 18 de Agosto de 2019

10/12/2018 09:00

Novo modelo de saúde tem como ponto de partida o Médico de Referência

Auxiliado por uma equipe multidisciplinar, o médico de referência acompanha o paciente em todas as etapas da vida e, por isso, tem mais elementos na hora de tratar ou encaminhar ao especialista

Especial Publicitário
Médico de Referência conhece o paciente, tem proximidade para atender e acolher.Médico de Referência conhece o paciente, tem proximidade para atender e acolher.

Houve um tempo em que toda família tinha um médico de confiança. Aquele profissional de delicadeza no trato, assim como fazem os velhos amigos, que conhece o motivo do espirro, do mal-estar, da enxaqueca, e liga o sinal de alerta sempre que o paciente demonstra algum sintoma alheio ao histórico de anos de acompanhamento.

Hoje, são vários profissionais divididos em especialidades, brilhantes em diferentes áreas, mas inseridos em um atendimento fragmentado, o que muitas vezes compromete o vínculo e leva o paciente a bater no consultório errado.

Para recuperar essa relação e otimizar o atendimento, o papel do médico referência volta a ser reconhecido, graças aos resultados efetivos na promoção da saúde. É o ponto de partida fundamental para um atendimento ágil, eficaz e integral.

O novo modelo aprimora o trabalho do tradicional "médico generalista". Na versão moderna, a tecnologia é uma aliada, mas não o aspecto central.

Ao olhar o paciente como um todo, os principais problemas são resolvidos ali mesmo, no consultório, e suspeitas mais graves são encaminhadas aos profissionais adequados, para continuar o atendimento e providenciar as devidas intervenções.

O que vale é a atenção personalizada, que exige proximidade para acompanhar o histórico e até as tendências familiares de cada paciente, informações vitais para um diagnóstico preciso e, só então, o encaminhamento aos especialistas, caso seja necessário.

Ao contrário do que pode sugerir o termo "personalizado", o custo de um modelo assim pode ficar menor que o convencional, devido à redução do desperdício.

Esse sistema não é novidade e promove atualmente a saúde em países que são modelos para o mundo na Medicina, como o Canadá, onde a população sabe que primeiro deve procurar o médico de referência, porque será avaliada com calma, por alguém que já a conhece há anos.

Rogério Augusto Marques é coordenador do programa de Atenção Personalizada à Saúde da Unimed Campo Grande.Rogério Augusto Marques é coordenador do programa de Atenção Personalizada à Saúde da Unimed Campo Grande.

"O médico de referência conhece vários aspectos da pessoa, orienta, soluciona dúvidas, ouve e acolhe. Mas não trabalha só, tem uma equipe multidisciplinar que trabalha de forma integrada, inclusive, na prevenção de doenças. Hoje, todas as organizações que discutem qualidade de vida têm abordado a temática do médico de referência”, comenta o médico Rogério Augusto Marques, coordenador do programa de Atenção Personalizada à Saúde da Unimed Campo Grande.

Ele lembra que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) recentemente recomendou às operadoras de planos que estabeleçam nas políticas de gestão das suas carteiras propostas preventivas e de promoção à saúde, e o médico de referência é fundamental nesse processo de despertar a importância do autocuidado.

"Um aspecto relevante é a longevidade desta relação. Acompanhar ao longo da vida, garante tratamentos mais assertivos. Outro ponto é a integralidade, o que significa que uma mesma equipe é capaz de cuidar em todos os momentos, da infância ao envelhecimento, levando, inclusive, à mudança de hábitos e à qualidade de vida. O quarto e último aspecto é a coordenação do cuidado. O médico precisa avaliar o quadro geral, para apontar o momento oportuno de intervenção, aí sim, com um especialista, caso seja realmente necessário", pontua Rogério Marques.

Otimizar o atendimento, favorece a visão global do caso e prevenir é a única fórmula de sucesso em uma sociedade com expectativa de vida maior. E quando, não apenas as necessidades físicas, mas também emocionais e psicológicas são respeitadas, o efeito imediato é saúde para aproveitar a vida cada vez mais longa.

Médico de Referência e equipe cuidam da família em todos os momentos, da infância ao envelhecimento.Médico de Referência e equipe cuidam da família em todos os momentos, da infância ao envelhecimento.
imagem transparente
Busca

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.