ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º
Pelo 4º ano consecutivo, Unigran Capital é a melhor particular de MS

Conteúdo Patrocinado

Pelo 4º ano consecutivo, Unigran Capital é a melhor particular de MS

A Unigran Capital obteve índice 4, destaque entre centros universitários, faculdades e universidades do Estado

Post Patrocinado | 24/04/2021 07:30
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Centro Universitário Unigran Capital se mantém, pelo quarto ano consecutivo, como a melhor Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Mato Grosso do Sul. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação do ensino superior, que divulgou nesta sexta-feira, 23 de abril, o Índice Geral dos Cursos (IGC) - que indica a qualidade das instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Consolidando o ensino de excelência, a Unigran Capital obteve a nota de 3,18 no IGC Contínuo, o maior valor entre as instituições privadas do Estado, sejam elas centros universitários, faculdades e universidades. Com isso, a Instituição permaneceu com o conceito 4 no IGC, o mesmo que recebeu nos anos anteriores (2016, 2017 e 2018).

O MEC arredonda as notas do IGC, classificando as instituições em faixas. O conceito é utilizado para classificar as Instituição de Ensino Superior em “de excelência” (conceito 4 e 5), “satisfatória” (conceito 3) e “insatisfatória” (conceito 1 e 2).

“A melhor infraestrutura e o melhor time de professores e acadêmicos nos levaram pela quarta vez consecutiva a ser a melhor instituição de ensino particular de Mato Grosso do Sul, entre universidades, centros universitários e faculdades”, ressalta a reitora da Unigran Capital, Mariana Zauith.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Como indicador de qualidade, o IGC integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O índice tem relação direta com o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura, entre outros aspectos, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação.

O pró-reitor de ensino e extensão da Unigran Capital, Vinícius Soares de Oliveira, ressalta que os bons índices de Enade da Unigran Capital vão além do acadêmico aprender o conteúdo na sala de aula e saber fazer a prova do Enade ao fim da graduação.

“Na Unigran Capital construímos uma relação de transformação com esses acadêmicos. Não só inserimos ao aluno os conteúdos das matrizes curriculares, mas também promovemos uma transformação, para que os alunos queiram ser os melhores profissionais. O acadêmico da Unigran Capital sabe que o Enade não é só mais uma prova, é A prova da vida dele. Uma turma com o Enade nota máxima, significa profissionais nota máxima no mercado de trabalho e ele sabe que isso vai transformar a vida dele e da família dele. Conseguimos construir não só um profissional de sucesso, mas um ser humano de sucesso”, afirma o pró-reitor de ensino e extensão.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O segundo melhor IGC 2019 entre as IES privadas de Mato Grosso do Sul ficou com a UNIGRAN, sediada em Dourados. As duas instituições têm como mantenedora a Unigran Educacional, fundada em 1976, na cidade de Dourados, e que carrega a tradição e qualidade de ensino formando profissionais de destaque no mercado de trabalho e no mundo acadêmico.

Em Campo Grande, a Unigran Capital tem em seu quadro docente diversos professores que foram alunos de graduação da Unigran em Dourados e que hoje são mestres, doutores e que fazem parte do quadro docente da Unigran Capital.

Índice Geral de Cursos (IGC) - avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo é realizado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos: média dos CPCs do último triênio, além dos conceitos de avaliação da pós-graduação atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que também é trienal. Em 2020 não houve a divulgação do índice de 2019, que está sendo divulgado agora.

O índice faz parte dos parâmetros para o MEC definir, por exemplo, a participação das instituições de ensino superior em programas do governo como o Prouni (Programa Universidade Para Todos) que fornece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições de ensino superior privadas. Quanto melhor a nota da instituição, mais bolsas de estudos são disponibilizadas pelo MEC para garantir a formação de estudantes em boas instituições de nível superior.

Conceito Institucional (CI)

A Unigran Capital conquistou, em 2018, Conceito Institucional (CI) 5, o conceito máximo de excelência do Ministério da Educação (MEC). Em Campo Grande, a Unigran Capital foi a única instituição de ensino superior a atingir nota máxima. As notas de todas as instituições de ensino estão disponíveis no site do MEC. Este índice é avaliado a cada três anos pelo MEC.

O CI é a avaliação in loco feita por uma comissão nomeada pelo INEP/MEC, em que a Instituição de Ensino Superior como um todo é analisada. Na visita, foram avaliados a infraestrutura, docentes, tecnologia, laboratórios, ensino, pesquisa e extensão, entre outros fatores. “Infraestrutura não é só construir. É construir com qualidade e construir planejando. É construir voltado para os nossos alunos. Por isso, em infraestrutura, nós somos nota 5”, destaca o pró-reitor administrativo Nelson Barros.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias