A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

28/09/2018 07:20

Psicóloga da Capital lança 1º livro de Psicologia Positiva de MS

Escritora populariza conceitos científicos ao escrever o Manual de Psicologia Positiva e lançar a obra nacionalmente

Post Patrocinado
Hoje a Psicologia Positiva trabalha com um tema fundamental no ambiente de trabalho - o Capital Psicológico.Hoje a Psicologia Positiva trabalha com um tema fundamental no ambiente de trabalho - o Capital Psicológico.

“A vida impõe os mesmos reveses e tragédias tanto para o otimista quanto para o pessimista, mas o otimista consegue enfrentá-los com mais tranquilidade”. A frase de Martin Seligman, um dos pioneiros da chamada Psicologia Positiva, está longe de representar uma visão conformista, romântica ou utópica da vida cotidiana.

Na avaliação da psicóloga e escritora Sálua Omais, diretora do Centro Integrado de Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional - Psicotrainer - é preciso separar o joio do trigo nesses tempos de excesso de informação e soluções mágicas. “A Psicologia Positiva é totalmente baseada em estudos científicos desenvolvidos por instituições e pesquisadores reconhecidos internacionalmente, que atestam a eficiência das técnicas empregadas”, explica.

Sálua se dedicou a pesquisar o tema e, para romper o estereótipo do “ser feliz hoje”, escreveu o Manual de Psicologia Positiva (Qualitymark Editora), lançado esta semana em Campo Grande e primeiro livro sobre essa temática no estado. Na obra, reuniu estudos dos precursores da nova vertente da Psicologia, a maioria norte-americanos, aliando os próprios argumentos e técnicas que comprovadamente proporcionam bem-estar.

Mas, afinal, o que é a Psicologia Positiva? “Vínhamos nos concentrando em tratar as doenças, as patologias, em resolver questões que já faziam a pessoa sofrer. Isso também é importante. Mas, a Psicologia Positiva segue por outro caminho porque se constatou que, muitas vezes, se concentrar no que é ruim e precisa ser mudado potencializa as dificuldades e paralisa, trazendo frustração e mais sofrimento”, explica.

Livro foi lançado em noite de autógrafos, na quarta-feira.Livro foi lançado em noite de autógrafos, na quarta-feira.

Assim, segundo Sálua, são aliadas diferentes técnicas com o objetivo de identificar talentos, potencialidades, características de todos nós que, mesmo aparentemente negativas, possam ser ressignificadas e colocadas em movimento para trazer mais saúde, qualidade de vida e felicidade genuína, desde que utilizadas na dose certa.

“Isso é científico. A nível cerebral, os caminhos neurais e os ciclos automáticos podem ser influenciados diariamente, especialmente por nossos hábitos. Então, estimulamos as emoções positivas, o que não é somente estar alegre. É estar tranquilo, confiante e focado, em paz, entre outros estados. Buscamos construir um repertório de memórias positivas que podem ser acessadas a todo instante e proporcionar recursos internos para o enfrentamento de situações difíceis ou traumáticas”, explica.

Além disso, segundo a psicóloga e palestrante, hoje a Psicologia Positiva trabalha com um tema fundamental no ambiente de trabalho - o Capital Psicológico - conteúdo de extremo valor dentro de Empresas e Organizações, que ajuda a aumentar significativamente o engajamento, o desempenho e a produtividade da equipe, reduzindo o índice de absenteísmo e rotatividade de funcionários. "A Psicologia Positiva mostra que a felicidade dá lucro, isso quer dizer que, um funcionário feliz pode trazer um crescimento maior para o negócio, reduzindo os obstáculos ligados a baixa performance e à desmotivação dos colaboradores", complementa.

Ministrando cursos em diversas temáticas na área de Desenvolvimento Humano, Sálua criou há alguns anos, em Campo Grande, um Centro de treinamento - Psicotrainer - onde ministra diversas formações, sendo algumas delas exclusivas, sendo a única instituição do estado a realizar a Certificação Internacional em Psicologia Positiva, e também Certificações Internacionais na área de Neurossemântica e Programação Neurolinguística.

“Quebrando crenças” - Pesquisadora e apaixonada pelo tema, Sálua conta que começou aplicando tudo o que aprendeu à própria vida. Descendente de libaneses e nascida no Brasil, passou a infância e a adolescência convivendo com o diferente, que nem sempre era visto como positivo.

“Eu me considero privilegiada pela oportunidade de ter realizado tantos cursos e formações, viajar a diversos países do mundo, e me dedicar ao estudo, às pesquisas e à atividade profissional. Resolvi trazer esse conhecimento a outras pessoas e atuar no sentido de romper com crenças irracionais que bloqueiam e prejudicam o desenvolvimento intelectual e emocional de todos nós, dificultando o avanço das pessoas tanto na vida pessoal, como profissional”, diz.

Sálua criou o Centro Integrado de Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional.Sálua criou o Centro Integrado de Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional.

Todo o trabalho e dedicação renderam à Sálua mestrado em Saúde Mental e Psicologia da Saúde, além de mais de 20 formações, nacionais e internacionais, com nomes como Michael Hall (EUA) - criador da Neurossemântica, T. Harv Ecker (EUA), Marshall Goldsmith (EUA), Stephen Ghilligan (EUA), Daniel Goleman - autor do best seller Inteligência Emocional, Eckhart Tolle, e Robert Dilts (EUA) - um dos criadores da Programação Neurolinguística.

A pesquisadora possui dois livros publicados nacionalmente, e detém a Certificação Internacional em Psicologia Positiva - EUPPA (European Positive Psychology Academy) além de ser a única profissional na região, que ministra formações em Neurossemântica, uma área que estuda a relação entre significados (semântica) e a atividade neurológica (neuro) em seres humanos – uma das ramificações da Programação Neurolinguística (PNL). É Certificada pela Positive Discipline Association/EUA, trazendo workshops na área de educação parental, onde são abordadas temáticas e dinâmicas ligadas ao relacionamento entre pais e filhos, o estímulo a autodisciplina e autorresponsabilidade em crianças e adolescentes e a comunicação não-violenta.

Ela criou o Centro Integrado de Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional (Psicotrainer), que realiza treinamentos para empresas, projetos para escolas, cursos em grupo e individuais.

A pesquisadora possui dois livros publicados nacionalmente.A pesquisadora possui dois livros publicados nacionalmente.

Os cursos são voltados tanto para aqueles que buscam o crescimento pessoal, como também, para aplicar essas metodologias dentro da área de saúde, educação e nas organizações de modo geral. "Meu objetivo é ajudar pessoas a encontrar e realizar suas forças pessoais de forma concreta e real, e não apenas no mundo das ideias. O foco é na educação emocional, aliando o aprendizado ao crescimento humano", afirma Sálua.

Serviço – A Psicotrainer oferece consultoria a empresas, cursos, palestras e treinamentos em Desenvolvimento Humano de Equipes e Lideranças, Inteligência Emocional, Gestão de Pessoas, Programação Neurolinguística e Neurossemântica, Disciplina Positiva e Educação Parental, Orientação Profissional, Psicoterapia e Coaching, e está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 2709, Jardim dos Estados, em Campo Grande.

Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.psicotrainer.com.br. Acompanhe também no Facebook e Instagram.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.