ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Conteúdo Patrocinado

Psicóloga da Capital lança 1º livro de Psicologia Positiva de MS

Escritora populariza conceitos científicos ao escrever o Manual de Psicologia Positiva e lançar a obra nacionalmente

Post Patrocinado | 28/09/2018 07:20
Hoje a Psicologia Positiva trabalha com um tema fundamental no ambiente de trabalho - o Capital Psicológico.
Hoje a Psicologia Positiva trabalha com um tema fundamental no ambiente de trabalho - o Capital Psicológico.

“A vida impõe os mesmos reveses e tragédias tanto para o otimista quanto para o pessimista, mas o otimista consegue enfrentá-los com mais tranquilidade”. A frase de Martin Seligman, um dos pioneiros da chamada Psicologia Positiva, está longe de representar uma visão conformista, romântica ou utópica da vida cotidiana.

Na avaliação da psicóloga e escritora Sálua Omais, diretora do Centro Integrado de Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional - Psicotrainer - é preciso separar o joio do trigo nesses tempos de excesso de informação e soluções mágicas. “A Psicologia Positiva é totalmente baseada em estudos científicos desenvolvidos por instituições e pesquisadores reconhecidos internacionalmente, que atestam a eficiência das técnicas empregadas”, explica.

Sálua se dedicou a pesquisar o tema e, para romper o estereótipo do “ser feliz hoje”, escreveu o Manual de Psicologia Positiva (Qualitymark Editora), lançado esta semana em Campo Grande e primeiro livro sobre essa temática no estado. Na obra, reuniu estudos dos precursores da nova vertente da Psicologia, a maioria norte-americanos, aliando os próprios argumentos e técnicas que comprovadamente proporcionam bem-estar.

Mas, afinal, o que é a Psicologia Positiva? “Vínhamos nos concentrando em tratar as doenças, as patologias, em resolver questões que já faziam a pessoa sofrer. Isso também é importante. Mas, a Psicologia Positiva segue por outro caminho porque se constatou que, muitas vezes, se concentrar no que é ruim e precisa ser mudado potencializa as dificuldades e paralisa, trazendo frustração e mais sofrimento”, explica.

Livro foi lançado em noite de autógrafos, na quarta-feira.
Livro foi lançado em noite de autógrafos, na quarta-feira.

Assim, segundo Sálua, são aliadas diferentes técnicas com o objetivo de identificar talentos, potencialidades, características de todos nós que, mesmo aparentemente negativas, possam ser ressignificadas e colocadas em movimento para trazer mais saúde, qualidade de vida e felicidade genuína, desde que utilizadas na dose certa.

“Isso é científico. A nível cerebral, os caminhos neurais e os ciclos automáticos podem ser influenciados diariamente, especialmente por nossos hábitos. Então, estimulamos as emoções positivas, o que não é somente estar alegre. É estar tranquilo, confiante e focado, em paz, entre outros estados. Buscamos construir um repertório de memórias positivas que podem ser acessadas a todo instante e proporcionar recursos internos para o enfrentamento de situações difíceis ou traumáticas”, explica.

Além disso, segundo a psicóloga e palestrante, hoje a Psicologia Positiva trabalha com um tema fundamental no ambiente de trabalho - o Capital Psicológico - conteúdo de extremo valor dentro de Empresas e Organizações, que ajuda a aumentar significativamente o engajamento, o desempenho e a produtividade da equipe, reduzindo o índice de absenteísmo e rotatividade de funcionários. "A Psicologia Positiva mostra que a felicidade dá lucro, isso quer dizer que, um funcionário feliz pode trazer um crescimento maior para o negócio, reduzindo os obstáculos ligados a baixa performance e à desmotivação dos colaboradores", complementa.

Ministrando cursos em diversas temáticas na área de Desenvolvimento Humano, Sálua criou há alguns anos, em Campo Grande, um Centro de treinamento - Psicotrainer - onde ministra diversas formações, sendo algumas delas exclusivas, sendo a única instituição do estado a realizar a Certificação Internacional em Psicologia Positiva, e também Certificações Internacionais na área de Neurossemântica e Programação Neurolinguística.

“Quebrando crenças” - Pesquisadora e apaixonada pelo tema, Sálua conta que começou aplicando tudo o que aprendeu à própria vida. Descendente de libaneses e nascida no Brasil, passou a infância e a adolescência convivendo com o diferente, que nem sempre era visto como positivo.

“Eu me considero privilegiada pela oportunidade de ter realizado tantos cursos e formações, viajar a diversos países do mundo, e me dedicar ao estudo, às pesquisas e à atividade profissional. Resolvi trazer esse conhecimento a outras pessoas e atuar no sentido de romper com crenças irracionais que bloqueiam e prejudicam o desenvolvimento intelectual e emocional de todos nós, dificultando o avanço das pessoas tanto na vida pessoal, como profissional”, diz.

Sálua criou o Centro Integrado de Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional.
Sálua criou o Centro Integrado de Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional.

Todo o trabalho e dedicação renderam à Sálua mestrado em Saúde Mental e Psicologia da Saúde, além de mais de 20 formações, nacionais e internacionais, com nomes como Michael Hall (EUA) - criador da Neurossemântica, T. Harv Ecker (EUA), Marshall Goldsmith (EUA), Stephen Ghilligan (EUA), Daniel Goleman - autor do best seller Inteligência Emocional, Eckhart Tolle, e Robert Dilts (EUA) - um dos criadores da Programação Neurolinguística.

A pesquisadora possui dois livros publicados nacionalmente, e detém a Certificação Internacional em Psicologia Positiva - EUPPA (European Positive Psychology Academy) além de ser a única profissional na região, que ministra formações em Neurossemântica, uma área que estuda a relação entre significados (semântica) e a atividade neurológica (neuro) em seres humanos – uma das ramificações da Programação Neurolinguística (PNL). É Certificada pela Positive Discipline Association/EUA, trazendo workshops na área de educação parental, onde são abordadas temáticas e dinâmicas ligadas ao relacionamento entre pais e filhos, o estímulo a autodisciplina e autorresponsabilidade em crianças e adolescentes e a comunicação não-violenta.

Ela criou o Centro Integrado de Psicologia Positiva, Coaching e Inteligência Emocional (Psicotrainer), que realiza treinamentos para empresas, projetos para escolas, cursos em grupo e individuais.

A pesquisadora possui dois livros publicados nacionalmente.
A pesquisadora possui dois livros publicados nacionalmente.

Os cursos são voltados tanto para aqueles que buscam o crescimento pessoal, como também, para aplicar essas metodologias dentro da área de saúde, educação e nas organizações de modo geral. "Meu objetivo é ajudar pessoas a encontrar e realizar suas forças pessoais de forma concreta e real, e não apenas no mundo das ideias. O foco é na educação emocional, aliando o aprendizado ao crescimento humano", afirma Sálua.

Serviço – A Psicotrainer oferece consultoria a empresas, cursos, palestras e treinamentos em Desenvolvimento Humano de Equipes e Lideranças, Inteligência Emocional, Gestão de Pessoas, Programação Neurolinguística e Neurossemântica, Disciplina Positiva e Educação Parental, Orientação Profissional, Psicoterapia e Coaching, e está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 2709, Jardim dos Estados, em Campo Grande.

Outras informações podem ser obtidas pelo site: www.psicotrainer.com.br. Acompanhe também no Facebook e Instagram.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias