ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Cratera aberta pela chuva provoca medo em moradores do Nova Lima

Paula Maciulevicius | 12/03/2011 11:38
Moradores temem que cratera engula casas e comércios no bairro.
Moradores temem que cratera engula casas e comércios no bairro.

Dos mais antigos aos novos moradores, o medo da erosão que se formou no bairro Nova Lima, em Campo Grande, é um sentimento coletivo. Aberta em meio ao mato por conta das constantes chuvas, a cratera levou parte das ruas Santo Inácio de Loiola, Zulmira Borba e Marques de Herval.

O ponto é um dos considerados críticos pela Prefeitura de Campo Grande, após o período de chuvas intensas na cidade, que deixaram estragos em vários bairros, provocando a decretação de situação de emergência. Para a recuperação dos estragos, a prefeitura estima que sejam necessários mais de R$ 45 milhões.

No Nova Lima, o cenário impressiona. As manilhas de concreto, quase engolidas pela erosão, e as rachaduras no solo configuram uma cena que ninguém quer ver nos arredores de casa. “É perigoso se continuar desmoronando, chegar aqui na avenida’, diz Evelin Silva Bastos, 22 anos.

“Como é que você não vai ficar apavorado? Está a 10 metros de casa”, conta Ivone Moreira, 55 anos. A moradora que trabalha como diarista tem na lembrança a metade da vida ali na região. "A gente tem vontade de sumir, deixar tudo", completa.

E se a chuva parece que deu uma trégua, o medo ainda não. “Ninguém dorme. Eu durmo com um olho aberto, outro fechado” desabafa Ivone. A irmã dela, Madalena conta que já houve noite que Ivone levantou duas horas da manhã, para ver o que a erosão tinha levado.

A casa das duas está bem próxima à cratera aberta. Para conter a água da chuva, foi colocado aterro na tentativa de aliviar a pressão da água na erosão.

A angústia toma conta do comércio. Ana Maria Santos, dona de um bar na região há três anos, diz que sente como se a qualquer hora, a cratera fosse levar tudo. “Se não for a erosão, a água da chuva pode empoçar, queimar freezer e tudo da gente”.

Para quem praticamente nasceu no bairro, como Ramiro Luz, de 41 anos , engatinhar por onde era só mato e agora ver uma erosão, é de dar pavor. “A gente não sabe o que fazer, acho que é por causa de esgoto, e tá assim agora, daqui a pouco leva nossa casa”.

Cratera aberta pela chuva faz moradores dormirem e acordarem com medo no bairro.
Cratera aberta pela chuva faz moradores dormirem e acordarem com medo no bairro.
Nos siga no Google Notícias