A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

12/03/2011 11:38

Cratera aberta pela chuva provoca medo em moradores do Nova Lima

Paula Maciulevicius
Moradores temem que cratera engula casas e comércios no bairro.Moradores temem que cratera engula casas e comércios no bairro.

Dos mais antigos aos novos moradores, o medo da erosão que se formou no bairro Nova Lima, em Campo Grande, é um sentimento coletivo. Aberta em meio ao mato por conta das constantes chuvas, a cratera levou parte das ruas Santo Inácio de Loiola, Zulmira Borba e Marques de Herval.

O ponto é um dos considerados críticos pela Prefeitura de Campo Grande, após o período de chuvas intensas na cidade, que deixaram estragos em vários bairros, provocando a decretação de situação de emergência. Para a recuperação dos estragos, a prefeitura estima que sejam necessários mais de R$ 45 milhões.

No Nova Lima, o cenário impressiona. As manilhas de concreto, quase engolidas pela erosão, e as rachaduras no solo configuram uma cena que ninguém quer ver nos arredores de casa. “É perigoso se continuar desmoronando, chegar aqui na avenida’, diz Evelin Silva Bastos, 22 anos.

“Como é que você não vai ficar apavorado? Está a 10 metros de casa”, conta Ivone Moreira, 55 anos. A moradora que trabalha como diarista tem na lembrança a metade da vida ali na região. "A gente tem vontade de sumir, deixar tudo", completa.

E se a chuva parece que deu uma trégua, o medo ainda não. “Ninguém dorme. Eu durmo com um olho aberto, outro fechado” desabafa Ivone. A irmã dela, Madalena conta que já houve noite que Ivone levantou duas horas da manhã, para ver o que a erosão tinha levado.

A casa das duas está bem próxima à cratera aberta. Para conter a água da chuva, foi colocado aterro na tentativa de aliviar a pressão da água na erosão.

A angústia toma conta do comércio. Ana Maria Santos, dona de um bar na região há três anos, diz que sente como se a qualquer hora, a cratera fosse levar tudo. “Se não for a erosão, a água da chuva pode empoçar, queimar freezer e tudo da gente”.

Para quem praticamente nasceu no bairro, como Ramiro Luz, de 41 anos , engatinhar por onde era só mato e agora ver uma erosão, é de dar pavor. “A gente não sabe o que fazer, acho que é por causa de esgoto, e tá assim agora, daqui a pouco leva nossa casa”.

Cratera aberta pela chuva faz moradores dormirem e acordarem com medo no bairro.Cratera aberta pela chuva faz moradores dormirem e acordarem com medo no bairro.
Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


TA UMA VERGONHA ESSAS RUAS QUEM TEM CRIANÇA PEQUENA SOFRE... ATÉ QUANDO?
 
MICHELLE PEREDO em 02/04/2011 08:03:42
Sou moradora do bairro a 29anos e ja passou da hora de ser asfaltado todo ano e a mesma coisa so cascalho ja não adianta mais esta na hora de parar de gastar dinheiro com cascalho e asfaltar a economia sera mair obrigado
 
daniela campos em 12/03/2011 12:12:44
sou morador aqui desde 1980 na mesma casa, a ums 10 anos atras teve uma erosao igual a essa, mais foi contida , essa comecou em um agosto de 2010, eu trouxe aqui o secretario de meio ambiente, e ele fez um projeto e encaminhou para o sec de obras do municipio com orcamento e tudo, mais nada foi feito, agora tem gastar milhoes de reais e ainda deixar as familias em situacao de risco de vida e de perda de suas moradias, ja foi provado que cada real que se gasta em prevencao, se gasta sete vezes mais para consertar os estragos.. ta com a palavra os nossos governantes.. avante..
 
carlos augusto borges em 12/03/2011 04:37:16
eu quero ver ate quando nossos governantes vai ficar nesse jogo de empurra....
contrata essas empreiteira sem responsabilidade e quem paga o pato sempre somos nois contribuinte que paga paga paga e nunca vemos benfeitorias eu sou morador aqui do jardim campo verde a mais de 10 anos e nunca vi uma obra feita pela prefeitura a unica coisa que a prefeitura sabe fazer muito bem e cobrar imposto
 
RONALDO NOGUEIRA FERREIRA em 12/03/2011 03:54:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions