ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Direto das Ruas

Beneficiários denunciam “sumiço” do auxílio emergencial de contas

Anahi Zurutuza | 03/06/2020 17:29
Movimentação em frente a agência da Caixa em Campo Grande; banco estatal faz pagamentos do auxílio emergencial (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Movimentação em frente a agência da Caixa em Campo Grande; banco estatal faz pagamentos do auxílio emergencial (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Nesta semana, pelo menos dois sul-mato-grossenses tiveram surpresas nada agradáveis quando foram sacar o auxílio emergencial. Os R$ 600 haviam “sumido”.

Ontem (2), um homem de 58 anos procurou Delegacia de Aquidauana depois de descobrir que haviam gastado o dinheiro liberado pelo governo federal para o CPF (Cadastro de Pessoa Física) dele. Conforme apurou o site O Pantaneiro, a vítima explicou que havia feito a consulta e o valor estava na conta, mas quando foi à agência da Caixa Econômica Federal da cidade na segunda-feira (1º) descobriu que os R$ 600 haviam sido usados por meio de um cartão virtual. A Polícia Civil investiga o caso como estelionato.

Nesta quarta-feira (3), foi a vez do agricultor Valdeir Machado Dias, 39 anos, deixar a agência da Caixa da Avenida Gury Marques em Campo Grande decepcionado. Segundo ele, no dia 21 de maio, o auxílio foi liberado, mas a data para o saque marcada para hoje. “Quando eu cheguei lá me disseram que haviam pagado um boleto via celular”.

Valdeir explica que não tem conta na Caixa, muito menos usa o internet banking. “A primeira [parcela] eu fui lá e saquei. Geraram senha na hora e eu peguei o dinheiro. Agora, foi isso”. O agricultor diz que está desempregado e contava com o dinheiro para fazer compras para casa, onde vive com a esposa e os filhos, de 2 e 5 anos.

Comprovante expedido pela Caixa para mostrar conta de Valdeir zerada (Foto: Direto das Ruas)
Comprovante expedido pela Caixa para mostrar conta de Valdeir zerada (Foto: Direto das Ruas)

Ele foi orientado a registrar um boletim de ocorrência e iria à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro nesta tarde.

Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial, o cidadão deve registrar denúncia no sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União - CGU), disponível na internet ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias