ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Cliente reclama de cobrança "abusiva" com apenas 10 dias de atraso da fatura

Procon afirma que empresa pode cobrar a partir da data de vencimento, mas sem constranger o consumidor

Gabriel Neris | 03/06/2019 16:52
Cliente mostra fatura de conta de internet (Foto: Direto das Ruas)
Cliente mostra fatura de conta de internet (Foto: Direto das Ruas)

Atrasar ou esquecer-se de pagar a fatura de uma conta pode gerar dor de cabeça e também incômodo ao consumidor. Uma das formas que as empresas têm para cobrar seus clientes é através do telefone, mas ligações em excesso também podem provocar constrangimento.

O Campo Grande News recebeu reclamação de uma consumidora, relatando que passados dez dias após o vencimento da conta da Net, pelo menos três colegas receberam ligações na empresa em que trabalha.

“Considero constrangedor, a pessoa não pode ter nenhum imprevisto que a empresa começa a submeter o cliente ao constrangimento. No meu ponto de visto é assédio, já mandaram a conta três vezes para o meu e-mail”, reclama a consumidora.

Segundo Marcelo Salomão, superintendente do Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), a empresa pode cobrar a partir da data de vencimento, mas desde que não atrapalhe o trabalho e lazer do consumidor. “É moderado de forma que não o coloque em constrangimento”, diz Salomão, reconhecendo que o termo é subjetivo.

“O Código de Defesa do Consumidor não é claro nesse sentido. Essas ligações que se insistem entram como cobrança abusiva”, afirma.

Segundo ele, quando o consumidor responde aos telefonemas e indica a data de pagamento da conta não haveria porque da empresa continuar entrando em contato, o que caracterizaria o abuso.

Procurada, a Net responde que “respeita as normas e legislações vigentes do setor e trabalha para oferecer a melhor experiência em produtos e serviços de telecomunicações aos seus clientes”.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Matéria editada para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias