ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 35º

Direto das Ruas

Leitores registram fotos da Lua Cheia de setembro rodeada por nuvens e fumaça

Desde ontem, fumaça provocada por incêndios florestais na região amazônica foi transportada ao Estado

Guilherme Correia | 09/09/2022 23:41
Lua vista encoberta com nuvens e fumaça. (Foto: Direto das Ruas)
Lua vista encoberta com nuvens e fumaça. (Foto: Direto das Ruas)

Imagens encaminhadas ao Campo Grande News por volta das 23h desta sexta-feira (9) mostram a Lua Cheia do mês de setembro. Conforme o Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, vinculado ao Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a lua ficará desta forma até o fim da madrugada de amanhã.

Os registros também evidenciam nuvens e névoa vistas ao redor do satélite natural. Vale ressaltar que desde ontem, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado do Mato Grosso do Sul), fumaça é presenciada por conta de incêndios florestais na região amazônica, transportados por ventos de direção noroeste sob o Estado.

Lua cheia vista sob o céu de Campo Grande nesta noite. (Foto: Direto das Ruas)
Lua cheia vista sob o céu de Campo Grande nesta noite. (Foto: Direto das Ruas)

Imagem da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), registrada por satélite na manhã de hoje mostrou a grande concentração de fumaça sobre parte todo Mato Grosso do Sul e demais estados do Centro-Oeste.

Calendário astronômico - Na noite de ontem (8), calendário astronômico de setembro foi inaugurado, com uma conjunção entre Saturno e a Lua - ou seja, quando o planeta dos anéis aparece bem próximo do satélite, ainda que na prática, estejam distantes.

Teremos mais duas conjunções nos próximos dias: Lua e Júpiter, no domingo (11) e Lua e Marte, no sábado (17).

Vale mencionar que a última super-Lua do ano foi registrada em 11 de agosto. Ela foi visível de todo o Brasil a olho nu, aparecendo mais brilhante que o comum graças ao "perigeu", ponto mais próximo do planeta.

Direto das Ruas - O episódio chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias