ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Mãe denuncia: farmácia de posto de saúde distribui remédio vencido

Dona de casa levou filhos à consulta e pediatra receitou vermífugo

Anahi Zurutuza | 19/11/2016 18:30
Medicamento entregue à mãe pelo posto de saúde (Foto: Direto das ruas)
Medicamento entregue à mãe pelo posto de saúde (Foto: Direto das ruas)
Data de validade impressa na embalagem do remédio (Foto: Direto das ruas)
Data de validade impressa na embalagem do remédio (Foto: Direto das ruas)

Sem perceber que o medicamento estava vencido, a dona de casa Keli Dias Limonge, 29, deu a primeira dose do vermífugo receitado pelo pediatra para os filhos de 5 e 9 anos. Ela pegou o remédio na farmácia da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Serradinho – no norte de Campo Grande.

“É um absurdo, sempre falta remédio no posto e quando tem está vencido”, afirma.

Keli conta que pegou 12 frascos de albendazol, que venceram em setembro deste ano. “Cada um ia tomar três doses agora e outras três daqui a 20 dias. Como eu dei a primeira dose para eles, liguei no SAC [Serviço de Atendimento ao Consumidor] do laboratório para perguntar se eles poderiam ter alguma reação, mas graças a Deus não tiveram nada”.

A mãe diz que vai voltar à UBSF na segunda-feira para tentar trocar o medicamento. “Mas, isso que aconteceu comigo serve de alerta para as pessoas, porque não dá para confiar. Poderia ser um remédio mais forte, poderia ter sido muito pior”.

A dona de casa conta ainda que já teve de comprar outros remédios, como amoxicilina (antibiótico) e ibuprofeno (antitérmico e analgésico), para os filhos porque na farmácia da UBSF sempre falta. “Quando eu peguei [o vermífugo], eu ainda pensei: ‘ai que bom que tem’. É realmente muita falta de cuidado”.

A reportagem enviou e-mail para a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) pedindo explicações e aguarda retorno.

Direto das Ruas - A sugestão acima foi feita por leitor via aplicativo WhatsApp pelo canal Direto das Ruas, meio de interação entre a redação e o leitor, por onde podem ser enviados flagrantes, sugestões de matérias, notícias, fotos, áudios e vídeos. Seja um colaborador pelo número (67) 99687-7598.

Nos siga no Google Notícias