ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Paciente que tiver sintoma após “alta” deve voltar para isolamento

Empresário foi liberado de isolamento pela Sesau, mas voltou à quaretena após teste na rede privada

Anahi Zurutuza e Lucia Morel | 09/06/2020 15:45
Drive thru onde pacientes são testados em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Drive thru onde pacientes são testados em Campo Grande (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Mato Grosso do Sul tem hoje 1.206 pessoas confirmadas com o novo coronavírus, 65 delas internadas. O que muita gente não sabe é que a “alta” para os que estão em isolamento domiciliar não necessariamente vem no 14º dia e que se, depois de liberada, a pessoa voltar a apresentar sintomas respiratórios, deve imediatamente comunicar a situação e voltar para a quarentena, por conta própria.

O problema é que pouco se sabe sobre a possibilidade de reinfecções. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), pessoas monitoradas a partir do resultado positivo “ganham a liberdade” no 14º dia da confirmação se estiverem por 72 horas sem sintomas.

A secretaria ressalta que o protocolo do Ministério da Saúde não prevê retestagem para pacientes que estiverem assintomáticos. “A Prefeitura municipal de Campo Grande recomenda o uso de máscaras à toda a população, portanto mesmo sendo considerada a alta do paciente, orienta-se que permaneça usando o equipamento de proteção”.

A curiosidade sobre quais as regras do monitoramento e para liberar pessoas do isolamento surgiu depois que leitor do Campo Grande News, um empresário de 38 anos, contou que havia tido alta, mas decidiu fazer exames na rede particular. Os resultados deram positivo, segundo ele. Preocupado, ele comunicou a Sesau.

A secretaria informa que “o resultado positivo para anticorpos (IgG e IgM) obtido através do teste rápido confirma o quadro recente da doença, mas não comprova que ele ainda possa transmitir a covid-19”.

“A secretaria ainda orienta todos os pacientes positivos para a Covid-19 que passaram pelo acompanhamento do serviço de teleatendimento, que, em caso de aparecimento de novos sintomas, dúvidas ou questionamentos, entrem em contato através do telefone 2020-2170”.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias