ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 28º

Direto das Ruas

Sem transporte escolar há meses, estudante percorre 6 km em cadeira de rodas

Aos 20 anos, aluno da UEMS falta às aulas, teme novas reprovações e diz viver rotina exaustiva sem transporte

Por Gabi Cenciarelli | 01/12/2025 18:55


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Estudante com deficiência física enfrenta dificuldades para chegar à universidade em Coxim (MS). Alessandro Lucas da Silva, de 20 anos, percorre 6 km em cadeira de rodas elétrica devido à falta de transporte escolar adaptado há quatro meses. O jovem já reprovou em uma disciplina e arrisca reprovar em outras duas por causa do problema. Nos dias de estágio, permanece o dia inteiro na instituição para evitar o trajeto extra, que dura até 50 minutos. A prefeitura alega que o ônibus está em manutenção, mas não apresentou solução.

Sem transporte escolar adaptado há quase quatro meses, o estudante Alessandro Lucas da Silva, de 20 anos, tem enfrentado uma rotina exaustiva para conseguir chegar à UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Morador do Bairro Piracema, ele percorre entre 40 e 50 minutos em uma cadeira de rodas elétrica até a unidade e afirma já ter sido reprovado em uma disciplina por falta de ônibus.

Segundo Alessandro, a prefeitura informou que o ônibus estaria quebrado e em manutenção, mas o serviço não voltou a funcionar. “A gente só recebe enrolação. Já reprovei em uma matéria por não ter transporte e estou arriscado a reprovar em mais duas. Está sendo uma luta”, lamenta.

A situação se agrava nos dias de estágio obrigatório. Sem alternativa, ele precisa sair de casa ao meio-dia para cumprir a atividade, permanece o dia inteiro na instituição e só volta para casa após as aulas da noite. “Se eu voltar para casa, não dá tempo de retornar. Fico o dia todo sentado na cadeira elétrica e já tenho queixas de dores na coluna”, relata.

Alessandro explica que o trajeto de cerca de 6 km sob sol forte é um desafio diário. “Da minha casa até a UEMS gasto de 40 a 50 minutos dependendo do trânsito. Não tem assistência, não tem transporte da prefeitura”, afirma.

O estudante teme novas reprovações por falta. “É desgastante física e emocionalmente. Só queria ter o direito básico de ir e voltar da faculdade.” O Campo Grande News tentou contato com a Prefeitura de Coxim, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.