ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Alta do dólar pode amenizar perda com quebra na colheita de soja

Estiagem incomum para a época do ano afetou a produção que tinha estimativa de atingir 10 milhões de toneladas

Tatiana Marin | 31/01/2019 17:52
Safra da soja deve atingir 9 milhões de toneladas. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Safra da soja deve atingir 9 milhões de toneladas. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS) estima que a colheita de soja, que já se iniciou no Estado, deve render 9 milhões de toneladas, cerca de 10% a menos que o esperado e comemorado no início do plantio. Entretanto a negociação da commodity durante a alta do dólar pode dar equilíbrio aos produtores. A entidade tinha expectativa de atingir 10 milhões de toneladas da oleaginosa.

“Alguns agricultores conseguiram comercializar a produção em momento de alta do dólar, atingindo um equilíbrio nas contas”, sinalizou o presidente da Aprosoja/MS Juliano Schmaedecke, ao lembrar que quase 40% da safra foi negociada antecipadamente. Em janeiro de 2018 o preço registrado para a saca de soja era de R$ 62,94, já neste mês o valor subiu a R$ 66,06, uma valorização de quase 5%.

“Temos um cenário indesejado para o sojicultor. Em média as regiões Sul e Centro enfrentaram de 10 a 25 dias sem chuvas, mas há registros de propriedades sem precipitações por 45 dias, justamente nas regiões que respondem por 82,84% da produção de grãos em MS”, aponta Schmaedecke.

Durante o plantio, a previsão era de atingir 10 milhões de toneladas de soja, entretanto devido a estiagem em diversos municípios de Mato Grosso do Sul, em especial no sul do Estado, a estimativa é que este número chegue a 8,947 milhões de toneladas, mais de 10% a menos e 6,6% menor que a última safra.

Segundo o presidente da Associação o uso de tecnologias possibilitou maior extensão para cultura soja, em cima de áreas antropizadas. “Neste ciclo passamos a ter 5,18% a mais de área para o cultivo de soja, o que só é possível pelo manejo do solo, feito de maneira responsável. Esse aumento de área acontece em cima de áreas antes dedicadas à pastagem e produção de cana”, explica.

Milho safrinha

A colheita da soja começou oficialmente em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (31). Na mesma oportunidade deu-se a abertura do plantio do milho safrinha. O evento foi realizado pela Aprosoja/MS e o Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), na Fazenda Luana, em Sidrolândia.

A área destinada ao cultivo do milho deve chegar a 1,9 milhão, sendo que 8,4% já foi semeado. A expectativa de safra da Aprosoja/MS é estimada em 9 milhões de toneladas, 14,85% a mais que no ciclo anterior.

Nos siga no Google Notícias