ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 15º

Economia

Caixa libera novo lote de resgate de cotas do fundo PIS/Pasep

Trabalhadores e herdeiros que pediram o saque até maio recebem valores corrigidos

Por Gustavo Bonotto | 25/06/2026 19:43
Caixa libera novo lote de resgate de cotas do fundo PIS/Pasep
Pessoa consulta saldo do FGTS, para saber se tem direito, através do aplicativo do fundo. (Foto: Paulo Francis)

A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta quinta-feira (25) um novo lote de ressarcimento das cotas do antigo fundo PIS/Pasep para trabalhadores, servidores públicos e herdeiros que solicitaram o saque até 31 de maio. Os valores, corrigidos pela inflação, têm média entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil por beneficiário, conforme o tempo de trabalho e o salário recebido na época.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Caixa Econômica Federal iniciou nesta quinta-feira (25) o pagamento de novo lote de ressarcimento das cotas do fundo PIS/Pasep para trabalhadores, servidores públicos e herdeiros que solicitaram o saque até 31 de maio. Os valores médios variam entre R$ 2,8 mil e R$ 2,9 mil. Pedidos podem ser feitos pelo aplicativo do FGTS ou em agências da Caixa até setembro de 2028.

O resgate é destinado a empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam entre 1971 e 1988 e ainda não retiraram as cotas do antigo fundo. Em caso de morte do titular, herdeiros e dependentes legais também podem solicitar o pagamento mediante apresentação da documentação exigida.

O benefício é diferente do abono salarial do PIS/Pasep pago anualmente aos trabalhadores que atendem aos critérios do programa. As cotas correspondem ao antigo fundo criado na década de 1970 para formar patrimônio de trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. Em 1988, o modelo foi substituído pelo atual abono salarial. Os recursos remanescentes foram transferidos ao FGTS em 2020 e, depois, ao Tesouro Nacional.

A consulta pode ser feita pelo portal Repis Cidadão ou pelo aplicativo do FGTS. Para acessar o portal, é necessário ter conta Gov.br nos níveis prata ou ouro. O sistema informa se há valores disponíveis e orienta o beneficiário sobre como solicitar o ressarcimento.

Quem ainda não fez o pedido pode protocolá-lo pelo aplicativo do FGTS, na opção "Ressarcimento PIS/Pasep", ou em uma agência da Caixa. O beneficiário precisa apresentar um documento oficial de identificação. No caso de herdeiros, também são exigidos documentos que comprovem o vínculo com o titular ou autorização judicial, conforme a situação.

Depois da solicitação, a Caixa analisa o pedido e encaminha as informações ao Ministério da Fazenda. O pagamento é feito por crédito em conta da Caixa ou, para quem não é cliente do banco, por meio de uma conta poupança social digital movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

O calendário de pagamentos segue a data do pedido. Quem solicitar o ressarcimento até 30 de junho receberá os valores em 27 de julho. Pedidos feitos até 31 de julho serão pagos em 25 de agosto, e o cronograma segue até janeiro de 2027.

O prazo para requerer o ressarcimento termina em setembro de 2028. Após essa data, os recursos serão incorporados definitivamente ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque.