A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

23/09/2014 16:52

Câmara aprova isenção de IPTU para imóveis atingidos por enchentes

Priscilla Peres

A Câmara de Vereadores de Campo Grande aprovou hoje o projeto de lei que concede isenção do IPTU (Imposto Territorial Urbano) para imóveis danificados pelas enchentes. Proposto pelo vereador Eduardo Romero (PT do B) o objetivo é minimizar os prejuízos financeiros de quem passa pela situação.

A aprovação se deu agora devido a proximidade do período de chuvas, mais intensa no fim do ano, e que tradicionalmente causa estragos em várias regiões do município. Pelo texto, que agora segue para apreciação do Executivo Municipal, o benefício valerá para imóveis legalizados, construídos dentro dos parâmetros legais respeitando as normas existentes.

O projeto de lei Complementar ao Código Tributário do município que dispõe sobre isenção ou remissão do IPTU e taxas incidentes sobre imóveis edificados e terrenos atingidos por enchentes, inundações e/ou alagamentos causados pelas chuvas. A elaboração foi feita em conjunto com a Comam (Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS).

O IPTU leva em conta além do valor venal, as benfeitorias promovidas pelo poder público como, por exemplo, iluminação, abastecimento de água. Já que o contribuinte paga imposto também com base em obras realizadas pelo poder público, é justificável isenções quando tem prejuízos pela ineficiência deles, como propõe o projeto.

O vereador Eduardo Romero destacou que a iniciativa do projeto integra ação governamental mais ampla de auxílio aos cidadãos vitimados, facilitando a recuperação e a reconstituição dos bens atingidos. "Quando andamos pelos bairros visitando e colhendo sugestões das pessoas ouvimos muitas reclamações e uma delas é sobre pagarem o IPTU e não terem planos de contenção de enchentes, por exemplo".

Saque das cotas do PIS/Pasep começa hoje para quem tem mais de 70 anos
Pessoas a partir de 70 anos que tenham contribuído com o PIS (Programa de Integração Social) ou o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servid...
Agências do BB abrirão uma hora mais cedo para saques do Pasep
As pessoas com mais de 70 anos beneficiadas com o saque das cotas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão ir mais c...
Águas Guariroba consta pela 2ª vez entre 150 melhores para se trabalhar no País
Pela segunda vez, a concessionária Águas Guariroba, responsável pelo saneamento básico em Campo Grande, está relacionada entre as 150 melhores  empre...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions