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Campo Grande, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

29/12/2009 06:35

Com álcool, minério e grãos, ALL prevê carga 22% maior

Redação

Para 2010 a ALL (América Latina-Logística) prevê escoamento de um volume de cargas 22% maior que neste ano na malha da Novoeste, que vai de Corumbá (MS) a Bauru (SP), puxado álcool, ampliação do volume de grãos, de minérios e cimento.

O gerente local da ALL, Rodrigo Miranda, explica que para transporte de álcool, foi fechado contrato com a empresa Ágil, de Campo Grande a Paulínia (SP). O número de vagões/dia está em negociação. Haverá um acréscimo de 7% no volume de soja, em grãos, transportada para a Cargill, no trajeto Campo Grande-Três Lagoas, onde a matéria-prima é processada para produção de óleo.

Também será retomado em 2010 o contrato com a ADM, que vai reativar seu terminal na Capital e escoar soja para Santos (SP) pelos trilhos. Quanto ao escoamento de minério, hoje em média são 145 vagões ao dia e a perspectiva é chegar a 180 em 2010. Rodrigo Miranda explica que são 3 giros: o minério da Vale do Rio Doce sai de Corumbá a Porto Esperança; da Vetorial vai de Corumbá a Ribas do Rio Pardo e depois de transformado em ferro-gusa segue para Bauru.

"Com o aquecimento da construção civil e demanda por material, temos ainda expectativas de aumentar de 5 para 10 o número de vagões com cimento, de Corumbá a Campo Grande", acrescenta o gerente. Quanto aos minérios, Miranda lembra que as chuvas do fim deste ano, acima da média histórica, evitaram que o nível do rio Paraguai baixasse e, com isso, diferente do que ocorreu nos anos anteriores, o escoamento de minério permanecerá normal no período. "Temos 250 mil toneladas para transportar em janeiro, desta vez não teremos a entressafra do minério", afirma.

A empresa informa que para atender à demanda maior, foram incorporadas mais 8 locomotivas em outubro deste ano e que tem mudado estratégias operacionais. "Em setembro, por exemplo, o tempo médio de permanência das locomotivas era de 14 horas e agora está em 3,5 horas", informa. Com a troca de trilhos a expectativa é que até junho a velocidade média das composições passe de 22 km/h a 30km/h.

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