A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

29/12/2009 06:35

Com álcool, minério e grãos, ALL prevê carga 22% maior

Redação

Para 2010 a ALL (América Latina-Logística) prevê escoamento de um volume de cargas 22% maior que neste ano na malha da Novoeste, que vai de Corumbá (MS) a Bauru (SP), puxado álcool, ampliação do volume de grãos, de minérios e cimento.

O gerente local da ALL, Rodrigo Miranda, explica que para transporte de álcool, foi fechado contrato com a empresa Ágil, de Campo Grande a Paulínia (SP). O número de vagões/dia está em negociação. Haverá um acréscimo de 7% no volume de soja, em grãos, transportada para a Cargill, no trajeto Campo Grande-Três Lagoas, onde a matéria-prima é processada para produção de óleo.

Também será retomado em 2010 o contrato com a ADM, que vai reativar seu terminal na Capital e escoar soja para Santos (SP) pelos trilhos. Quanto ao escoamento de minério, hoje em média são 145 vagões ao dia e a perspectiva é chegar a 180 em 2010. Rodrigo Miranda explica que são 3 giros: o minério da Vale do Rio Doce sai de Corumbá a Porto Esperança; da Vetorial vai de Corumbá a Ribas do Rio Pardo e depois de transformado em ferro-gusa segue para Bauru.

"Com o aquecimento da construção civil e demanda por material, temos ainda expectativas de aumentar de 5 para 10 o número de vagões com cimento, de Corumbá a Campo Grande", acrescenta o gerente. Quanto aos minérios, Miranda lembra que as chuvas do fim deste ano, acima da média histórica, evitaram que o nível do rio Paraguai baixasse e, com isso, diferente do que ocorreu nos anos anteriores, o escoamento de minério permanecerá normal no período. "Temos 250 mil toneladas para transportar em janeiro, desta vez não teremos a entressafra do minério", afirma.

A empresa informa que para atender à demanda maior, foram incorporadas mais 8 locomotivas em outubro deste ano e que tem mudado estratégias operacionais. "Em setembro, por exemplo, o tempo médio de permanência das locomotivas era de 14 horas e agora está em 3,5 horas", informa. Com a troca de trilhos a expectativa é que até junho a velocidade média das composições passe de 22 km/h a 30km/h.

Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions