ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Programa Luz Para Todos leva fábrica de farinha a comunidade quilombola de MS

Francisco Júnior | 14/05/2012 15:37

A Eletrobras e Eletrosul, através do Programa Luz para Todos, inauguram na quarta-feira (16), às 10 horas, mais um CCP (Centro de Produção Comunitária) em Mato Grosso do Sul. Desta vez, vinte e duas famílias da comunidade quilombola Furnas dos Baianos serão beneficiadas com uma fábrica de farinha de mandioca localizada no distrito de Piraputanga, em Aquidauana.

A indústria terá capacidade de produzir 750 quilos de farinha por mês. Além da mandioca fornecida pelos moradores locais, plantada em uma área de 24 hectares, a fábrica irá processar matéria-prima oriunda de aldeias indígenas, assentamentos rurais e outros distritos da região, favorecendo a agricultura familiar do município.

Os equipamentos da farinheira foram adquiridos com recursos da Eletrobras na ordem de R$ 54,8 mil. As contrapartidas vieram da Prefeitura Municipal de Aquidauana, Enersul (Empresa Energética do MS) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), que ofereceu capacitação técnica. Coube à Associação da comunidade Negra Rural Furnas dos Baianos a mão de obra para construção da indústria.

A indústria vai gerar trabalho e renda não somente com a produção da farinha, mas também atraindo visitantes. Com a beleza natural da Serra de Maracajú a idéia é fazer do Centro de Produção Comunitária um novo ponto turístico no estado. A farinheira representa a décima unidade de CCP entregue pela Eletrobras e Eletrosul em Mato Grosso do Sul. (As informações são da assessoria)

Nos siga no Google Notícias