A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

14/05/2012 15:37

Programa Luz Para Todos leva fábrica de farinha a comunidade quilombola de MS

Francisco Júnior

A Eletrobras e Eletrosul, através do Programa Luz para Todos, inauguram na quarta-feira (16), às 10 horas, mais um CCP (Centro de Produção Comunitária) em Mato Grosso do Sul. Desta vez, vinte e duas famílias da comunidade quilombola Furnas dos Baianos serão beneficiadas com uma fábrica de farinha de mandioca localizada no distrito de Piraputanga, em Aquidauana.

A indústria terá capacidade de produzir 750 quilos de farinha por mês. Além da mandioca fornecida pelos moradores locais, plantada em uma área de 24 hectares, a fábrica irá processar matéria-prima oriunda de aldeias indígenas, assentamentos rurais e outros distritos da região, favorecendo a agricultura familiar do município.

Os equipamentos da farinheira foram adquiridos com recursos da Eletrobras na ordem de R$ 54,8 mil. As contrapartidas vieram da Prefeitura Municipal de Aquidauana, Enersul (Empresa Energética do MS) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), que ofereceu capacitação técnica. Coube à Associação da comunidade Negra Rural Furnas dos Baianos a mão de obra para construção da indústria.

A indústria vai gerar trabalho e renda não somente com a produção da farinha, mas também atraindo visitantes. Com a beleza natural da Serra de Maracajú a idéia é fazer do Centro de Produção Comunitária um novo ponto turístico no estado. A farinheira representa a décima unidade de CCP entregue pela Eletrobras e Eletrosul em Mato Grosso do Sul. (As informações são da assessoria)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions