ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Comércio fecha mês com vendas 10% abaixo do esperado

Redação | 26/12/2007 14:00

Expectativas completamente frustradas no comércio de Campo Grande, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A entidade ouviu os lojistas e constatou que em 2007 as vendas foram até 10% mais baixas que o esperado. "No início do mês a previsão era do melhor natal dos últimos cinco anos, mas a realidade é que foi um dos piores, com movimento 3% em média menor que em 2006", diz o presidente eleito da CDL Ricardo Kuninari.

Motivos para a queda não faltam. O principal, segundo a CDL, é o endividamento geral da população, graças aos empréstimos consignados. "Nunca liberaram tanto dinheiro como nos últimos 15 meses. As pessoas estão endividadas e aproveitaram o 13º para quitar débitos", avalia Kuninari.

A proximidade com o Paraguai e o baixo valor do dólar, também atraíram os consumidores a Pedro Juan Cabalero e prejudicaram a venda por aqui, inclusive, dos grandes magazines, informa a CDL. O jeito foi antecipar as promoções de natal. Os anúncios de desconto e facilidades de pagamento já estão em muitas vitrines. Uma alternativa para comerciantes que precisam pagar fornecedores e impostos, mas uma saída que muda o comportamento dos consumidores ano a ano. "Agora as pessoas estão deixando para fazer as compras depois do natal, é uma mudança de comportamento importante.

Nos siga no Google Notícias