ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Concorrência com a Copa atrapalha vendas do Dia dos Namorados

Mariana Lopes | 11/06/2014 08:32
Aliança ainda é o carro chefe do Dia dos Namorados (Foto: Marcos Ermínio)
Aliança ainda é o carro chefe do Dia dos Namorados (Foto: Marcos Ermínio)
Casais aproveitam a data para oficializar o compromisso (Foto: Marcos Ermínio)
Casais aproveitam a data para oficializar o compromisso (Foto: Marcos Ermínio)

Um Dia dos Namorados atípico. Esta foi a definição da maioria dos comerciantes de Campo Grande sobre as vendas comparadas ao mesmo período do ano passado. Com uma previsão divulgada de ampliação de apenas 1% de aumento nas vendas, a movimentação no comércio está dividida pelos setores. Enquanto as lojas de roupas e de joias aumentaram os lucros, quem trabalha com papelaria e alimentos esperava mais movimento neste ano. Seja com ponto positivo ou negativo, a opinião de que o cenário traz reflexos da Copa do Mundo é unânime.

Na loja de chocolates Cacau Show, as vendas para o Dia dos Namorados começou a aquecer hoje e, por enquanto, o movimento está semelhando ao ano passado. Contudo, a preocupação do gerente da loja, Rafael Orlandi, é com o dia da comemoração. "O pessoal sempre deixa pra comprar na última hora, no dia, só que este ano teremos abertura da Copa do Mundo, e vamos ter que fechar a lija mais cedo", ressalta.

Enquanto no Dia dos Namorados do ano passado a Cacau Show atendeu clientes até às 19h, esse ano, por causa do jogo do Brasil contra a Croácia, que será às 16h, todo o comércio de Campo Grande irá fechar às 15h. "Perdemos 3 horas de vendas, com certeza isso reflete, mas fazer que!?", aponta Rafael. Segundo o gerente, em datas comemorativas o aumento das vendas é aproximadamente 50% maior do que em períodos normais. Na loja de doces, a procura maior é por kits com chocolates e acessórios como máscara, cinta-liga e penas.

As vendas neste ano também não foram muito boas para o setor de papelaria. De acordo com o gerente da Shop Tudo, Felipe Daniel Fernandes, o movimento caiu de 10% a 15% se comparado ao Dia dos Namorados de 2013, quando a saída de embalagens para presente e cartões foi maior. "Esse ano está bem diferente o foco das pessoas, com certeza é por causa da Copa", acredita Felipe.

Venda de chocolates não aumentou este ano (Foto: Marcos Ermínio)
Venda de chocolates não aumentou este ano (Foto: Marcos Ermínio)

Por outro lado, no setor de vestuário as vendas, os relatos ouvidos são de aumento de venda. Para o gerente da loja de moda Damyller, Leopoldo Daminelli, o trimestre de abril/maio/junho teve um movimento acima do esperado. "Para nós, as vendas começaram a subir no final de abril, por causa do Dia das Mães, daí veio o frio e emendou com o Dia dos Namorados", pontua o gerente. Segundo ele, o crescimento foi de 12%.

O que mais sai, segundo Leopoldo, é a calça jeans. Porém, com as temperaturas baixas, o consumidor sempre aproveita para comprar um casaco. "Juntam as duas coisas, como tem que dar um presente de qualquer jeito, acabam levando algo que o namorado ou a namorada vá usar agora", destaca.

Mas o produto campeão de vendas nesta época do ano é a aliança. De acordo com a gerente da loja Maube Jóias, Eva Pereira, os casais aproveitam a data para oficializar o compromisso, seja namoro ou noivado. Neste ano, as vendas aumentaram 10% em relação ao ano passado, e as alianças são responsáveis por boa parte do lucro da loja.

O casal de estudantes Amanda Lanzone, 22 anos, e Willians Ronaldo Dias, 23 anos, aproveitaram o Dia dos Namorados para assumir o romance que dura há algum tempo. Sem muita surpresa, a compra das alianças foi feita em comum acordo e com direito ao casal ir junto à loja para escolher um modelo que agradasse aos dois.

Outro produto que também está bastante requisitado neste ano são as peças de lingerie nas cores verde e amarelo. "As mulheres estão comprando para usar na noite dos namorados", diz a gerente. E que a noite deste 12 de junho seja de dupla comemoração, pelo dia dos apaixonados e pela vitória do Brasil na estreia da Copa do Mundo.

Nos siga no Google Notícias