ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Contribuinte só tem este fim de semana para declarar IR

Redação | 25/04/2008 07:41

Este fim de semana será o último que o contribuinte terá para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Quem ainda não juntou a documentação tem o dia de hoje para fazer isso.

Até a manhã de hoje (25), a Receita Federal do  Brasil recebeu 14,5 milhões o que representa 59,18% do total esperado para este ano (24,5 milhões).

O prazo para a entrega termina no próximo dia 30 às 20h (horário de Brasília) para as declarações enviadas pela internet.

A Receita alerta o contribuinte para não deixar de declarar na última hora, pois pode encontrar problemas ao enviar as informações, como falhas na conexão ou sobrecarga no tráfego da rede.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que todos os dias, de 1h às 5h da manhã, o envio da declaração fica impossibilitado, porque sistema entra em manutenção.

Ele esclareceu, porém, que mesmo nesse horário é possível fazer download do programa (copiar do sistema da Receita para o computador do contribuinte).

Está obrigado a declarar quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 15.764,28 no ano passado.

A multa mínima para quem não declarar ou perder o prazo é de R$ 165,74 e a máxima, 20% do imposto devido.

Neste ano, a Receita anunciou alterações como a obrigatoriedade de informar o número do recibo de entrega do ano passado.

Outra exigência é que as informações sobre abatimentos com despesas, como educação e saúde, venham acompanhadas do CPF ou CNPJ do beneficiário.

O registro do CPF dos dependentes maiores de 18 anos também é obrigatório.

O contribuinte tem à disposição, pela internet, um sistema de consulta para verificar o número do recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2007.

Para ter acesso a essa informação pela internet o contribuinte precisa responder a uma série de perguntas pessoais.

Depois de validar os dados, o contribuinte só terá acesso ao número do recibo da declaração entregue no ano passado, já que os extratos com declarações anteriores só estão disponíveis para quem tem certificado digital.

A estimativa é de que 90% dos contribuintes utilizem a internet para enviar a declaração. As informações também podem ser fornecidas através de disquetes, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e em formulário de papel postado nos Correios.

Quem vai enviar a declaração em formulário pelos Correios ou em disquete pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal deve ficar atento ao horário de funcionamento de cada agência.

Nos siga no Google Notícias