ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Contribuinte tem até esta terça-feira para declarar IR

No Estado, a expectativa é que 450 mil contribuintes prestem contas este ano e 33 milhões em todo o país

Viviane Oliveira | 30/06/2020 07:05
Fachada da Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, localizada na Avenida Desembargador  Leão Neto do Carmo, 3 (Foto: arquivo/Campo Grande News)
Fachada da Delegacia da Receita Federal em Campo Grande, localizada na Avenida Desembargador  Leão Neto do Carmo, 3 (Foto: arquivo/Campo Grande News)

Contribuintes têm até as 23 horas (horário de MS) desta terça-feira (30) para fazer a declaração anual do Imposto de Renda. Até ontem, 75 mil pessoas em Mato Grosso do Sul ainda não tinham enviados os dados à Receita Federal.

Dados da Receita no Estado indicam que 375.081 contribuintes já haviam feito a declaração até às 13h30 desta segunda-feira. Campo Grande é o município de MS com mais declarantes. Dos 193 mil documentos esperados, 153,5 mil já foram entregues, de acordo com dados divulgados no começo da tarde de ontem.

O Delegado da Receita Federal em Campo Grande, Edson Ishikawa, alertou que pode haver congestionamento e dificuldades em enviar os dados, para aqueles que deixaram para a última hora. “É um país inteiro acessando um mesmo sistema ao mesmo tempo. Um e outro podem ter dificuldade para transmitir o documento”.

Assim, o delegado orientou que quem enfrentar problemas, envie a declaração e deixe para retificar dados e informações depois. “O contribuinte pode fazer quantas retificações precisar. Por isso é importante não perder o prazo e, caso entenda que mandou com erro, basta corrigir depois”, explicou.

Deve declarar quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2019. Quem perder o prazo pagará multa mínima de R$ 165,74, limitada a 20% do valor do imposto devido.

No Estado, a expectativa é que 450 mil contribuintes prestem contas este ano e 33 milhões em todo o país. Desse total, 27,3 milhões já encaminharam o documento, o que significa que 5,7 milhões de declarações sejam entregues entre hoje e amanhã.

Nos siga no Google Notícias