A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

18/05/2009 10:36

Demissões disparam e emprego formal atinge pior nível

Redação

Com a disparada nas demissões nos setores de comércio e construção civil e redução no ritmo de geração de empregos nos demais, Mato Grosso do Sul atingiu em abril o pior nível de criação de vagas formais de trabalho deste ano. O desempenho é também o pior em 12 anos, considerando o período de abril.

"Tudo indica que vamos terminar o ano com saldo positivo, mas um crescimento baixo", afirma o economista do Observatório do Mercado de Trabalho, Áureo Mendes Torres. No mês de abril a variação do estoque de empregos em Mato Grosso do Sul foi de apenas 0,08%, o que corresponde o 11º menor desempenho no ranking nacional.

De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Demitidos), em abril deste ano o saldo entre admitidos e demitidos em todos os setores foi de 314 vagas. Isso ao passo em que em abril do ano passado foram 2.592 e em 2007 de 4.513 vagas.

Os piores desempenhos foram nos setores de construção civil e comércio. Na construção civil foram admitidos 1.850 trabalhadores e demitidos 2.374, saldo de 524 vagas a menos. Já no comércio o número de demissões superou as admissões em 426.

Os setores industrial e de serviços evitaram uma queda maior na geração de empregos. Na indústria da transformação o saldo foi de 514 novas vagas e no setor de serviços 747. No acumulado deste ano foram geradas 9.564 novas vagas, redução de 38% comparando às 15.618 do primeiro quadrimestre de 2008.

O aumento do estoque de empregos no ano foi de 2,58%, em Mato Grosso do Sul, terceiro melhor desempenho do País. Mato Grosso do Sul tem hoje 461.920 trabalhadores com vínculo formal.

Capital

Idec alerta para tentativa de fraudes após acordo sobre planos econômicos
Pouco mais de 48 horas depois de oficializada a assinatura do acordo entre a Advocacia-Geral da União (AGU), representantes de bancos e associações d...
Dólar fecha no maior valor em 5 meses após adiamento da reforma da Previdência
Em um dia de tensões no mercado de câmbio, o dólar fechou no maior valor em quase seis meses. O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (14) vendi...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions