ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Depois de queda nas vendas, comércio apresenta recuperação em junho

Caroline Maldonado | 12/08/2015 11:31
Setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos ampliaram vendas em 0,3%, no país. (Foto: Marcos Ermínio)
Setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos ampliaram vendas em 0,3%, no país. (Foto: Marcos Ermínio)

O índice das vendas do comércio varejista em Mato Grosso do Sul, que em maio teve retração de 2,5%, contabiliza crescimento de 1,5%, em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A receita nominal teve alta de 9,7%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em junho, o índice fechou em 126,1, conforme o instituto. Ele é comparado ao do mesmo mês de 2014, que ficou em 124,2. Já na média nacional, o comércio varejista registrou variação negativa. A retração é de 0,4% no volume de vendas, em relação a maio. Na série livre de influências sazonais, essa é a quinta taxa negativa consecutiva.

Brasil - Segundo o IBGE, a evolução do índice de média trimestral aponta recuo pelo sétimo mês consecutivo (-0,6%) e mantém a trajetória descendente iniciada em dezembro de 2014.

Das dez atividades pesquisadas, sete apresentaram queda nas vendas. São elas, veículos e motos, partes e peças (-2,8%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,5%); móveis e eletrodomésticos (-1,2%); tecidos, vestuário e calçados (-0,8%), combustíveis e lubrificantes (-0,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%); e livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%).

Segmento de maior importância na estrutura do comércio varejista, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo permaneceu estável na comparação. Cresceram nas vendas os setores de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,3%) e material de construção (5,5%), que interrompe em junho a sequência de cinco meses em queda, período em que acumulou perda de 9,4% no volume de vendas.

Nos siga no Google Notícias