ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Energia e gasolina são responsáveis por inflação de 0,54% na Capital

Índice sofreu queda em relação a março, mas ainda foi impactado por custo com energia e combustíveis

Silvia Frias | 27/05/2019 17:12
Gasolina foi um dos "vilões" da inflação de abril, em Campo Grande (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)
Gasolina foi um dos "vilões" da inflação de abril, em Campo Grande (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)

Campo Grande registrou inflação de 0,54% em abril, abaixo do 0,67% de março. Porém, o custo de vida ainda foi fortemente impactado com gastos dos grupos Habitação (2,06%) e Transporte (3,58%) e Despesas Pessoais (0,91%). Entre os “vilões” da inflação, em abril, foram energia elétrica (8,41%), gasolina (5,56%) e etanol (4,56%).

Segundo o Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (Nepes), da Uniderp, a inflação acumulada em Campo Grande, de janeiro a abril, foi de 1,99% e, nos últimos doze meses de 5,03%, acima da meta inflacionária estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), cujo centro da meta é de 4,25%, com tolerância de 2% para cima ou para baixo.

Com deflações, ou seja, taxas que ajudaram a segurar a elevação do indicador mensal, estão os grupos Educação, com índice de -3,05% e contribuição de -0,30%; Alimentação com -1,27% e participação de -0,36%; e Vestuário, com deflação de -0,45% e contribuição para o índice geral de inflação de -0,05%.

"O clima, que esteve muito severo nesse início de ano nas regiões produtoras de alimentos, principalmente frutas, verduras e legumes, com temperaturas muito altas e chuvas muito fortes melhorou, influenciando positivamente a produção desses alimentos e baixando, de modo geral, os preços”, disse o coordenador do Nepes/Uniderp, Celso Correia de Souza.

Em abril, tradicionalmente, ocorre o reajuste nas tarifas de energia elétrica da cidade, que nesse ano foi de 11,48%, com 8,41% vigendo no mês de abril, restando, ainda, um reajuste de 3,07% para o mês de maio.

Nos siga no Google Notícias